FUTEBOL

Transferência de novo goleiro do MAC gera polêmica com presidente do ex-clube

Dirigente acusa goleiro de ter facilitado classificação do Maranhão na Série D

Jean esteve no Retrô em 2023. Neste ano, vestirá as cores do MAC - (foto: reprodução/ redes sociais MAC)

A transferência do goleiro Jean para o Maranhão Atlético Clube está causando polêmica. O presidente do ex-clube do arqueiro, o Retrô-PE, acusa o atleta de ter favorecido o time maranhense no segundo jogo das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro Série D. O MAC e o jogador afirmam que o mandatário pernambucano está mentindo e que terá que provar as acusações.

A confusão começou quando Laércio Guerra, presidente do Retrô, concedeu entrevista a um podcast e afirmou que Jean favoreceu o MAC na partida decisiva que valia vaga nas quartas-de-final. Segundo ele, foi o “carimbo” para que o goleiro se transferisse para o MAC.

“Para mim foi o carimbo (a transferência para o MAC). Tenho certeza, não tenho dúvida nenhuma, mas o cara que foi comprado não deixa rastro. O presidente do Maranhão eticamente nem deveria fazer proposta para ele, porque poderia suscitar nesta situação. Jean tem muita dificuldade em ficar no banco e foi para o Maranhão ser segundo goleiro, é um time que não pode pagar o que ele recebia aqui. São muitos elementos que contam negativamente. Houve algo estranho, e esses elementos me fazem acreditar nisso”, disse Laércio no podcast.

O presidente relata os minutos finais da partida, disputada na Arena Pernambuco no dia 19 de agosto. Pelas palavras de Laércio, o último lance do jogo foi falha do goleiro Jean.

“Teve um escanteio para o Maranhão e já tinha passado o tempo. O árbitro falou para o nosso fisioterapeuta: ‘Vou ter que dar mais um minuto e já acabou o jogo. Manda ele levantar’. Jean levanta, manda o time todo ir para o lado direito e chuta do outro lado. Aí o jogador cabeceia a bola, Sandoval pede para ele ficar e sai o gol”, falou o dirigente.

MAC e Jean se defendem

A acusação de Laércio provocou imediata reação no Maranhão Atlético. Em nota, o clube rechaçou as acusações e disse esgar tomando medidas jurídicas.

“O Maranhão Atlético Clube vem a público expressar profundo repúdio às injúrias e calúnias recentemente proferidas contra a instituição. Tais alegações, além de carecerem de fundamento, prejudicam a reputação e integridade do clube, e de todos os envolvidos.

Informamos que todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas no intuito de esclarecer os fatos e reparar os dados causados pelas acusações infundadas. Para além disso, o clube reforça a total confiança na idoneidade moral e profissionalismo do atleta Jean de Melo Pereira. Reafirmamos o compromisso do clube com a verdade, transparência e ética em todas as ações.

O Maranhão Atlético Clube confia na justiça, e acredita que a verdade sempre prevalecerá. Continuaremos a agir de acordo os mesmos princípios e valores que sempre nortearam os nossos 91 anos de história.

Avante, Macão!”

O goleiro Jean também se manifestou.

“[A acusação não só atingiu a minha carreira, como minha família, meus seguidores, as pessoas que me admiram. Mas que me conhece de perto, conhece meu caráter, minha índole. Desafio ele. Disponibiilizo meu celular, minhas redes sociais para a justiça, para a Polícia Federal, inclusive para a CBF. […] Disponibilizo tudo isso para que ele venha confirmar na justiça sobre o que ele falou ao meu respeito, a respeito do presidente do clube [MAC], a respeito do clube. […] Disponibilizo todas as ligações, todas as mensagens, se eu tenho ou tive algum contato. Não só nessa época no Retrô. […] Disponoibilizo toda minha carreira. […] queria pedir o direito de resposta no podcast pelo tempo que ele falou lá, o mesmo tempo disponível para que venha esclarecer essa situação”, falou Jean em vídeo postado nas redes sociais.

Veja o vídeo completo:

Sobre o jogo da polêmica

Maranhão Atlético Clube e Retrô-PE se enfrentaram nas oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro Série D. O primeiro jogo aconteceu no Estádio Castelão, em São Luís, e terminou em 0 a 0.

No segundo jogo, disputado na Arena Pernambuco, nos arredores de Recife, as equipes empataram em 2 a 2. Por duas vezes, o Retrô esteve a frente no placar. O empate final aconteceu no últim minuto de jogo. O MAC recuperou uma bola ainda no campo de defesa e partiu para o ataque em velocidade. O atacante Rafael recebeu praticamente sozinho, cara a cara com Jean (então, goleiro do Retrô) e bateu na saída do goleiro, igualando o marcador.

Nos penaltis, o MAC venecu o Retrô por 6 a 5, com direito a uma defesa de Jean, acusado de ter facilitado para o clube maranhense, para onde ele se transferiu no mês passado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias