Porto Franco receberá a Mostra Tarumã de Cinema
Evento reunirá oficinas com certificado e exibições de filmes maranhenses.
Acontecerá de 25 a 27 de janeiro em Porto Franco a Mostra Tarumã de Cinema, iniciativa promovida via Lei Paulo Gustavo em parceria com a Escola de Cinema do Maranhão (IEMA), a Companhia de Teatro e Dança Arte Livre e a Prefeitura Municipal de Porto Franco. A programação contará com oficinas, rodas de conversa e exibição de produções audiovisuais de todo o Maranhão. As inscrições para as oficinas estão abertas e vão até o dia 19 de janeiro.
Os três dias do evento irão reunir curtas, animações e videoclipes de diretores maranhenses. Inscritos com mais de 16 anos, com ou sem experiência no ramo, poderão fazer as oficinas “Produção Audiovisual”, ministrada pelo produtor e realizador audiovisual Rodrigo Freitas; e “Elaboração de Roteiro e Projeto”, ministrada pelo diretor, roteirista e artista 3D Josh Baconi. O IEMA irá emitir certificação de 12 horas para cada oficina, e elas serão realizadas no IEMA Porto Franco.
O ator maranhense Alberto Danuzio irá ministrar uma Masterclass no dia 26, segundo dia da Mostra, às 18h na Companhia de Teatro e Dança Arte Livre. Danuzio é formado pela New York Film Academy (NYFA) e seu portfólio reúne longas, curtas, novelas e mais de 200 trabalhos teatrais no Brasil e nos Estados Unidos, onde ele também já foi indicado na categoria ‘Melhor Ator’ no Brazilian International Press Awards 2015.
A roda de conversa “Caminhos Profissionais no Audiovisual”, vai reunir o cineasta Josh Baconi, a cineasta Rafaela Gonçalves e o ator Alberto Danuzio para uma conversa sobre o ramo profissional.
As exibições de produções maranhenses acontecerão no Polo Darcy Ribeiro, nos dias 26 e 27 de Janeiro, a partir das 20h. Os curtas “Acalanto” (2013), de Arturo Saboia; “Terra 333” (2022), de Keyci Martins; as animações “Balaiada” (2018) de Beto Nicácio, e “Chiaroscuro” (2013) de Daniel Drummond; e os videoclipes “Magia Negra” (2023), de Enme Paixão, e “Chato” (2020) de Jéssica Lauane, estão na lista de exibições.
A prioridade da iniciativa é promover um diálogo acessível e diverso de forma totalmente gratuita. O diretor da mostra e produtor audiovisual Rodrigo Freitas conta que o objetivo é inspirar o público.
“Não é apenas para enriquecer o repertório cultural da cidade, mas também queremos inspirar novos talentos no campo audiovisual. Queremos democratizar o cinema maranhense e mostrar que tem muita potência e diversidade nas nossas telas”, explica o idealizador.
O senso de pertencimento inspira o nome do evento, que homenageia a árvore tarumã, tradicional da região amazônica. O tarumã, associado a suas flores coloridas e seus frutos atrativos para animais, virou símbolo da beleza botânica de Porto Franco e objeto de poesia do advogado e escritor portofranquino Waldemar Gomes no livro “Meu Pé de Tarumã Florido” (1997).
Programação completa
Dias 25, 26 e 27: Oficinas “Produção Audiovisual”, das 8h às 12h com o realizador audiovisual Rodrigo Freitas, e “Elaboração de Roteiros e Projetos em Audiovisual”, das 14 às 18h com o cineasta Josh Baconi. No IEMA Porto Franco.
Dias 26 e 27: Exibição de filmes maranhenses no auditório do Polo Darcy Ribeiro, a partir das 20h.
Dia 26: Masterclass com o ator Alberto Danuzio, às 18h na Companhia de Teatro e Dança Arte Livre.
Dia 27: Roda de conversa “Caminhos Profissionais no Audiovisual”, com a cineasta Rafaela Gonçalves, às 18h no IEMA Porto Franco.