PMMA intensifica Operação Catraca para combater roubos a ônibus
O reforço às abordagens da Operação Catraca foi definido na terça-feira, como resposta das forças de segurança a um assalto em ônibus coletivo registrado na última segunda-feira.
Nesta quarta-feira (24), as forças especiais da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) deram início à intensificação da Operação Catraca, focada no combate e repressão a roubos em veículos do transporte coletivo na Grande São Luís.
O reforço conta com a participação da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Motopatrulhamento, Esquadrão Águia do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv).
Segundo o coronel Paulo Fernando, comandante geral da PMMA, as abordagens volantes agora serão realizadas nos principais corredores de segurança, com veículos em movimento, visando aumentar a eficácia no combate a crimes, especialmente após um assalto a um ônibus na última segunda-feira (22) que resultou no trágico assassinato do motorista Francisco Vale Silva.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, elogiou a rápida resposta das polícias Civil e Militar, destacando a prisão dos suspeitos em menos de 24 horas.
A segurança pública, em conjunto com entidades como o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, o Sindicato das Empresas de Transporte, o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Estadual de Trânsito e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, busca estratégias para reforçar a segurança nos ônibus.
O comandante Paulo Fernando ressaltou o fator surpresa nas abordagens policiais, enfatizando que a Operação Catraca, executada diariamente, contribuiu para a redução de 40% nos índices de crimes a ônibus do transporte coletivo em 2023.