PCMA adquire telefones via satélite para uso em ações policiais realizadas em áreas remotas
Os quatro telefones foram adquiridos com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES)
O Sistema de Segurança Pública segue realizando investimentos para melhorar o desempenho do trabalho executado pelas forças policiais em todo o estado. Com o intuito de auxiliar a comunicação entre as equipes destinadas a ações em locais remotos e em que dificilmente há sinal de telefonia, foram entregues à Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (18), quatro telefones de uso via satélite.
“Esse é mais um investimento para ampliar o trabalho que já vem sendo executado com eficiência pela nossa Polícia Civil. Com esses aparelhos de telefone via satélite, vamos garantir que o trabalho continue sendo realizado de forma integrada entre os policiais que estão em campo e os policiais da base. Essa estratégia segue uma determinação do governador Carlos Brandão e vai incrementar de forma significativa no combate à criminalidade”, ressalta o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
Os quatro telefones foram adquiridos com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES). Os aparelhos são do modelo Iridium 9555, que foi especialmente desenvolvido para regiões remotas, nas quais telefones convencionais não possuem cobertura, como plantações, florestas e mares. O celular é portátil e de fácil manuseio, funcionando em qualquer área externa desde que tenha visada para o céu.
Com o aparelho é possível enviar e receber ligações, SMS e e-mail de texto puro. O Iridium 9555 ainda pode ser conectado a antenas específicas que melhoram o sinal e possibilitam que ele seja utilizado em áreas cobertas e até mesmo em um carro em movimento. Este tipo de telefone opera por meio da rede Iridium que consiste em 66 satélites de baixa órbita e que oferecem cobertura em todo o planeta, incluindo os polos.
“Temos um estado de dimensão continental, extenso, com áreas de difícil acesso e que não possuem cobertura de celular. Esses novos telefones, portanto, irão ampliar a eficiência dos policiais em operação de combate a diversos tipos de crime”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.
Os aparelhos adquiridos pelo Sistema de Segurança Pública em prol do trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão foram entregues e serão utilizados pelas superintendências estaduais de Investigações Criminais (SEIC), de Polícia Civil do Interior (SPCI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).