Com sucesso

Neuralink, empresa de Elon Musk, anuncia primeiro implante de chip em cérebro humano

O empresário afirmou nas redes sociais que o paciente está se recuperando bem.

Reprodução

Elon Musk, bilionário e proprietário de empresas como Tesla e SpaceX, anunciou no antigo Twitter, agora chamado X, que o primeiro ser humano recebeu com sucesso um implante cerebral da Neuralink.

Em junho de 2023, Musk já havia indicado que a empresa estava próxima de realizar os primeiros testes com humanos, e agora afirma que o paciente está se recuperando bem, com resultados iniciais promissores na detecção de picos de neurônios.

A Neuralink, uma empresa de neurotecnologia fundada por Musk, recebeu em maio de 2023 a autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para realizar o primeiro estudo clínico em humanos.

Os testes envolvem a implantação de um dispositivo cerebral com a esperança de reverter condições incuráveis, como paralisia e cegueira.

A autorização foi concedida apesar de investigações relacionadas a falhas no manuseio de experimentos em animais.

A longo prazo, a visão da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial, aproximando o pensamento humano da tecnologia.

Caso a Neuralink comprove a segurança do dispositivo em humanos, ainda será necessário aguardar anos, potencialmente mais de uma década, para obter autorização para uso comercial, de acordo com especialistas citados pela Reuters.

A empresa enfrenta concorrência de outras empresas de neurotecnologia que já implantaram dispositivos em pessoas.

Em maio, deputados dos Estados Unidos solicitaram uma investigação sobre a composição do painel que supervisiona os testes em animais na Neuralink, questionando se contribuiu para experimentos malsucedidos e apressados.

Vale destacar que outras empresas, como a Synchron, já foram bem-sucedidas na instalação de dispositivos cerebrais em humanos, utilizando catéteres em vez de cirurgias.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias