Polêmica

Motorista de aplicativo é denunciado por humilhar criança autista em São Luís

O caso ocorreu quando a mãe, acompanhada de sua mãe e do filho autista, retornava para casa após um evento.

Reprodução

Uma mãe denunciou que seu filho autista de dois anos foi humilhado por um motorista de aplicativo durante uma corrida em São Luís, no último domingo (7).

Segundo ela, o motorista se irritou quando o menino colocou os pés no banco do veículo, chegando a sugerir que, se a criança fosse autista, a mãe deveria adquirir um carro próprio para transportá-lo.

O caso ocorreu quando Kelly Cristina, acompanhada de sua mãe e do filho autista, retornava para casa após um evento.

Ao solicitar um motorista por aplicativo, o filho não atendeu a um pedido do motorista por descuido, o que desencadeou uma reação agressiva por parte do condutor.

O motorista teria adotado um tom agressivo, chamando Kelly de sem noção. Mesmo ao tentar explicar a condição do filho, a situação não foi amenizada, e o motorista acabou parando o carro e exigindo que todos saíssem do veículo de forma agressiva.

Kelly relatou que tentou pedir respeito, especialmente pela condição do filho autista, mas acabou ouvindo mais comentários desrespeitosos do motorista.

Após as agressões verbais, o motorista deixou o local, deixando Kelly, seu filho e sua mãe sem transporte. Um casal que passava de carro ofereceu carona à família.

Nota da Uber

“A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. Temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência e acomodem cães de serviço.

A Uber fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito. A empresa possui um guia de acessibilidade que tem como objetivo apoiar os motoristas parceiros com informações sobre como ter interações positivas e respeitosas com usuários que têm alguma deficiência.

Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou que desrespeitou os termos da lei, ressaltamos sempre a importância de reportarem esses incidentes à Uber, para que possamos tomar as medidas necessárias. Conforme explicitado no Código da Comunidade Uber, casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma.”

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