Tratamento

Maranhão recebe 27 mil unidades do novo medicamento para pacientes com HIV

Com o novo remédio, os usuários ganham a possibilidade de utilizar um tratamento com uma única dose diária.

Reprodução

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição das primeiras 5,6 milhões de unidades de uma inovadora combinação de medicamentos para pacientes com HIV ou aids. O Maranhão recebeu 27 mil.

O novo tratamento consiste no antirretroviral dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg, apresentado em um único comprimido, proporcionando aos usuários a conveniência de uma única dose diária.

Anteriormente, o tratamento do HIV exigia combinações de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir o vírus e retardar a progressão da doença.

Com essa nova abordagem, os pacientes podem migrar gradualmente de uma terapia com dois comprimidos para apenas um, seguindo critérios como idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias no último exame e ter iniciado a terapia dupla até 30/11/2023.

A ampliação do público beneficiado pelo novo modelo de tratamento será avaliada a cada seis meses, considerando fatores como o crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede.

O medicamento dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg é resultado de uma aliança estratégica entre Farmanguinhos/Fiocruz e as empresas farmacêuticas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline, cujas orientações de uso estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.

Essa distribuição faz parte da estratégia prioritária do Ministério da Saúde para eliminar o HIV e a aids como problemas de saúde pública.

Em 2023, o investimento ultrapassou R$ 1,8 bilhão em medicamentos contra o vírus, reforçando o compromisso no combate a essa doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias