Flávia Gonzalez Leite é empossada como a primeira mulher conselheira do TCE-MA
Flávia Gonzalez é a primeira mulher a exercer o cargo em setenta e sete anos de existência da instituição.
Nesta quinta-feira (25), ocorreu uma Sessão Plenária Extraordinária no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), onde a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Flávia Gonzalez Leite, tomou posse como conselheira do TCE.
Notável por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo em setenta e sete anos de existência da instituição.
Presidindo a solenidade de posse, o conselheiro Marcelo Tavares Silva teve a companhia de diversas autoridades, incluindo o Governador do Estado, Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
A mesa de honra também contou com a presença da desembargadora Sônia Amaral, representando o presidente do Tribunal de Justiça, e outras figuras relevantes.
No discurso de posse, Flávia Gonzalez Leite enfatizou a importância de sua nomeação para a composição da cúpula do TCE, destacando o cumprimento integral da Constituição Federal.
Além disso, ressaltou o caráter histórico de ser a primeira mulher a assumir o cargo de conselheira, comprometendo-se com ética e harmonia nas novas atribuições.
A conselheira também homenageou mulheres que superaram desafios semelhantes no passado.
A cerimônia contou com a presença de Conselheiros, Conselheiros Substitutos, Procuradores de Contas e servidores da instituição, demonstrando apoio à posse da nova conselheira.
Agradecimentos foram direcionados ao governador Carlos Brandão, ao presidente do TCE, conselheiro Marcelo Tavares, aos colegas de trabalho e familiares pelo suporte ao longo de sua trajetória.
O governador Carlos Brandão destacou a competência dos membros do Ministério Público de Contas e ressaltou a importância histórica da decisão ao nomear a primeira mulher para a cúpula da corte de contas maranhense.
O presidente Marcelo Tavares elogiou as qualidades de Flávia Leite, prevendo ganhos para o controle externo maranhense com sua experiência de quase duas décadas.
Flávia Gonzalez Leite, 43 anos, natural de São Luís (MA), é graduada em Direito pela UFMA, com pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes.
Com uma carreira sólida, ingressou no MPC em 2007, ocupando a liderança da instituição por dois mandatos.