FLA supercampeão de 2019 está quase desfeito
Somente quatro jogadores do elenco que conquistou quase tudo permanecem no clube, mas número pode reduzir ainda nos próximos dias
O torcedor do Flamengo jamais vai esquecer o time multicampeão de 2019. No entanto, a cada dia que passa, aquela equipe está ficando somente na memória.
Dos onze titulares que conquistaram a Copa Libertadores da América 2019, Campeonato Brasileiro 2019, Supercopa do Brasil 2020, Recopa Sulamericana 2020 e Cariocão 2020, somente quatro permanecem no clube. Mas o número pode reduzir ainda mais antes da semana acabar – ou, no mais tardar, até a semana que vem -, se nada mudar os rumos do momento.
A mais recente baixa foi Evérton Ribeiro. O meia foi adquirido pelo Flamengo em 2017 e, desde então, se fixou no clube. Foi, junto a Diego Ribas, uma das molas propulsoras do Flamengo que ganhou quase tudo nos últimos cinco anos.
O contrato de Evérton com o rubro-negro findou no último dia de 2023 e não houve renovação por falta de entendimento das partes. O jogador queria ficar no clube por mais dois anos, mas a diretoria só aceitou renovar por mais um ano. As propostas salariais também eram divergentes, mas menos complicadas que o tempo de duração do contrato.
Sendo assim, Evérton pôde negociar com outros clubes e, depois de ser querido por São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, fechou com o Bahia, onde vai ter um contrato de dois anos e ainda receber 30% a mais do que já vinha ganhando no Fla.
Gabigol de saida?
Ídolo de muitos rubro-negros – mesmo em má fase -, Gabriel Barbosa pode ser outro a deixar o Flamengo. O atacante vem sendo pretendido pelo Corinthians. Segundo palavras do presidente do clube paulista, as tratativas estão avançadas.
Gabigol – ou simplesmente Gabi – não teve um bom 2023 dentro de campo. Baixo aproveitamento, poucos gols e algumas lesões fizeram ele perder, inclusive, a titularidade. Mas, mesmo sendo reserva, ele não cogitou sair.
A permanência – ou saída – de Gabi no Flamengo está muito vinculada ao relacionamento com alguns dirigentes – em especial, Marcos Braz. O atacante teve ríspida discussão com o vice-presidente de futebol no intervalo do jogo contra o Fortaleza, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o jogador agravou seu mau momento no clube.
A situação ficou pior depois que Gabi revelou que jogou boa parte da temporada passada lesionado. Isso irritou o restante da direção do clube, que vê, na saída de Gabigol, uma forma de punir ele – assim, ele não terá o apoio da torcida contra os atuais mandatários.
Como está hoje o elenco de 2019?
Alguns jogadores ainda estão na ativa, outros aposentados e outros sem saer o futuro.
Veja a situação profissional de cada atleta titular em 2019:
- Diego Alves – desempregado
- Rafinha – tem contrato com o São Paulo
- Rodrigo Caio – desempregado
- Pablo Marí – está no Monza (ITA)
- Felipe Luís – aposentado
- William Arão – Panathinaikos (GRE)
- Gerson – saiu e voltou ao Flamengo
- Evérton Ribeiro – assinou com o Bahia
- Arrascaeta – permanece no Flamengo desde a ida ao clube
- Bruno Henrique – permanece no Flamengo desde a ida ao clube
- Gabriel Barbosa – permanece no Flamengo desde a ida ao clube, mas pode se transferir para o Corinthians