INFRA-ESTRUTURA

DNIT moderniza a malha rodoviária do Nordeste com ampliação dos investimentos

Em 2023 os nove estados somaram um orçamento de aproximadamente R$ 6 bilhões

(foto: reprodução)

Para melhorar e modernizar a malha rodoviária do Nordeste, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) proporcionou o maior volume de recursos este ano para a região. Para atender mais de 21,1 mil quilômetros de rodovias sob sua administração, a autarquia disponibilizou um orçamento de R$ 6 bilhões distribuídos para os nove estados.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe terminaram o ano com rodovias mais seguras e em melhores condições de trafegabilidade em relação aos últimos seis anos. Em alguns estados, os investimentos do Governo Federal concretizaram o desejo de muitos nordestinos com entregas de obras fundamentais para o desenvolvimento da região.

A inovação nos serviços e implementação de diferentes serviços e programas também se destacaram na Região Nordeste como a técnica de “whitetopping” e a modernização da sinalização por meio do programa BR-Legal 2. O meio ambiente com cuidados da fauna e da flora, bem como com as comunidades do entorno, também se destacaram nas ações realizadas ao longo de 2023.

Rodovias nordestinas estão melhorando mês a mês

O levantamento realizado pelo DNIT do Índice de Condição de Manutenção (ICM), que faz uma radiografia da situação das rodovias sob administração do Departamento, aponta que mês a mês a malha rodoviária da Região Nordeste vem melhorando e no balanço do ano o resultado é positivo com rodovias melhor sinalizadas e seguras.

Sergipe e Maranhão deram um salto nas condições da sua malha. Em Sergipe, atualmente 58% dos 319,2 quilômetros de rodovias federais que cortam o estado estão em boas condições contra 34% registrados em 2022. Com 3,5 mil quilômetros de rodovias o estado do Maranhão que tinha ICM de 34% na faixa Bom, em 2022, passou para 57% em 2023 e a tendência é seguir avançando no próximo ano.

Investimentos garantem entregas e retomadas de obras estruturantes no Corredor Logístico do Arco Norte

O orçamento disponibilizado pelo Governo Federal, além de contribuir para que o DNIT devolvesse aos usuários rodovias mais seguras e em condições adequadas de trafegabilidade, possibilitou aos nove estados do Nordeste que desenvolvessem ações e estratégias para a retomada de obras fundamentais. Em 2023, foram reiniciados ou ganharam um ritmo célere empreendimentos aguardados há décadas pelos nordestinos e em rodovias primordiais para o escoamento da safra e que integram o chamado Corredor Logístico do Arco Norte. Uso de técnicas e programas inovadores e de modernização também marcaram o ano de trabalho no Nordeste.

Com um orçamento de aproximadamente R$ 980 milhões, o Maranhão garantiu obras importantes para a logística do país e deslocamentos dentro do estado, além de inovar na técnica de pavimentação, trazendo a utilização pela primeira vez da técnica de whitetopping para as rodovias atendidas pelo DNIT dentro do estado. Destaque para a BR-135/MA. A rodovia que é estratégica para o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), está sendo duplicada e, em 2023 já foram concluídos 16 quilômetros de pistas novas, entre Bacabeira e Santa Rita. E os investimentos para a malha rodoviária do Maranhão não param. Outro destaque é a licitação para as obras remanescentes da duplicação do lote 3 da BR-135/MA. A contratação da adequação de capacidade inclui duplicação, implantação e pavimentação de vias laterais, recuperação, reforço e alargamento de obras de arte especiais entre Outeiro e Miranda do Norte (km 95,6 ao km 127,75).

Já o trecho de 74 quilômetros, entre Miranda do Norte e Alto Alegre, da BR-135/MA será o primeiro a ser restaurado com a técnica de whitetopping, que consiste no recapeamento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento portland. Essa camada de concreto, geralmente de cor clara, dá a aparência de superfície branca, daí a origem do nome. O pavimento asfáltico anterior passa a se comportar como a base na composição do piso. O concreto apresenta maior resistência ao tráfego e maior economia, pois os custos de manutenção são menores se comparados ao do pavimento asfáltico.

Quanto a BR-226/MA já foram construídos 64 quilômetros de pista pavimentada, entre os municípios de Timon e Caxias, e até julho de 2024 será concluída também a execução do Contorno de Timon. Estas obras são de relevante interesse socioeconômico para o Maranhão, posto que as rodovias BR- 226/MA e 316/MA, são importantes eixos rodoviários de ligação no estado e de interligação entre as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Novo PAC vai oportunizar a implantação de obras para a região

A implantação e pavimentação de um trecho da BR-330 no Piauí deve ser um dos grandes investimentos do Novo PAC na região Nordeste. A obra com 54 quilômetros de extensão, em Ribeiro Gonçalves, está orçada em R$ 200 milhões.

O Maranhão está contemplado no Novo PAC com diversos empreendimentos, especialmente em trechos rodoviários do Arco Norte. Destaque para as obras de adequação da Travessia Urbana de Imperatriz na BR-010/MA, construção de segmento da BR-226/MA e duplicação de trechos na BR-010/MA (entre Imperatriz e Acailândia), BR-135/MA (Santa Rita a Miranda do Norte) e duplicação da BR-316/MA (Teresina a Caxias).

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