Muita festa

Diversidade musical reúne grande público no Pré-Carnaval na Avenida Litorânea

A programação desse domingo (28) na Avenida Litorânea reuniu grupos de samba e movimentos folclóricos consagrados do Carnaval maranhense.

Pré-Carnaval na Avenida Litorânea reuniu grande público para celebração da diversidade musical do Maranhão (Foto: Handson Chagas)

Uma tarde contagiante de celebração e descontração, no tom da diversidade de ritmos e manifestações artísticas. Assim foi o clima do domingo de Pré-Carnaval na Avenida Litorânea, em São Luís. A programação promovida atraiu um público ávido pela folia, aumentando a expectativa para o período oficial da festa momesca.

A programação desse domingo (28) na Avenida Litorânea reuniu grupos de samba e movimentos folclóricos consagrados do Carnaval maranhense. Abrindo a tarde, os Vagabundos do Jegue ocuparam o circuito com suas marchinhas irreverentes. Em seguida, o Samba de Reis colocou todo mundo para mostrar seu talento na ponta do pé.

Com um repertório cheio de sucessos que atravessam gerações, o Bicho Terra deu continuidade à festa, que foi encerrada pelo grupo Groovaê e toda a energia de clássicos do pagode.

A programação da festa na Avenida Litorânea foi aprovada pelos foliões. “O Governo do Estado está fazendo uma programação bem familiar, com muita segurança. Então, a gente pode se divertir com muita tranquilidade. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, comentou a assistente social Rosângela Machado.

O cantor Felipe Barbosa, que neste domingo foi para a avenida curtir a festa com a família, também elogiou a programação montada pelo Governo do Estado. “É muito bom ver a cultura maranhense ser valorizada dessa forma. Nossos artistas se apresentando nos principais palcos da folia para uma multidão faz dessa festa uma das mais bonitas”, afirmou.

Assim como aconteceu no circuito da Avenida Beira-Mar, no sábado (27), neste domingo a Litorânea também recebeu o projeto Recicla Folia, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

“É um projeto para a valorização dos catadores que atuam nos circuitos de festas, que prestam um trabalho importante, tirando das ruas e levando para reciclagem os resíduos sólidos. Assim fazemos um Pré-Carnaval mais limpo, respeitando o meio ambiente e gerando emprego e renda”, explicou Pedro Chagas, titular da Sema.

O objetivo do Recicla Folia é promover o descarte adequado de resíduos sólidos como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros. O projeto beneficia os catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), tipo botas, luvas e protetores auriculares, logística, alimentação, além de contentores e caminhão.

As coletas serão realizadas nas centrais de apoio aos catadores, localizadas em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval do Maranhão. A ação está programada para acontecer aos sábados na Beira-Mar e aos domingos na Avenida Litorânea.

A catadora Deusiane Souza aprovou a ação. “Esse projeto é muito bom, pois dá visibilidade para os catodores, facilita o nosso trabalho e a gente consegue mais renda nesse período”, disse.

O Pré-Carnaval do Maranhão 2024 segue até o próximo fim de semana, com atrações na Beira-Mar, no sábado, e Avenida Litorânea, no domingo. Além da programação festiva, o Governo do Estado montou um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade do público nos dois circuitos.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mobilizou equipes para manter o policiamento a pé, montado e motorizado nas duas avenidas, além de postos centrais onde a população pode reportar quaisquer ocorrências e receber a assistência necessária imediata.

Como ocorre em todos os eventos promovidos pelo Governo do Estado, os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda têm lugar garantido nos circuitos para comercializar comida e bebida, e desta forma, faturar um dinheiro extra para o sustento de suas famílias.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias