Vestibular

Cerca de 77% dos aprovados no Paes 2024 da Uema são oriundos de escolas públicas

As provas foram realizadas em novembro e dão acesso a vagas em cursos da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

Fachada da Uema (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta quinta-feira (11), o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2024. Segundo a instituição superior, mais de 4,8 mil candidatos foram aprovados, sendo 76,61% desses estudantes oriundos de escolas públicas.

O secretário de Estado da Educação em exercício, Anderson Lindoso, comemorou a aprovação dos estudantes egressos da rede estadual na Uema e destacou a importância dos investimentos para garantir educação com qualidade para todos.

“Mais uma ótima notícia para a educação do Maranhão. Saber que os estudantes egressos da rede estadual vêm conseguindo ingressar em diversas universidades nos enche de orgulho e demostra que os investimentos em educação devem ser prioridade do governo. A aprovação desses estudantes na Uema é um dos muitos exemplos exitosos que tivemos na educação. A conquista de cada aluno serve como inspiração para continuarmos lutando para garantir educação com qualidade para todos”, ressaltou Anderson Lindoso.

A Universidade Estadual do Maranhão não usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes. A Uema possui vestibular próprio, o Paes, que é realizado em etapa única e tornou-se uma ferramenta essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

As provas foram realizadas em novembro e dão acesso a vagas em cursos da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Ao todo, mais de 50 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 5.493 vagas ofertadas pelas duas instituições, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da Uemasul.

Em 2023, segundo o reitor da Uema, Walter Canales, 75% das vagas foram preenchidas por candidatos oriundos da rede pública de ensino. Entre a divulgação (em janeiro) e a matrícula final (maio), o percentual de estudantes da rede pública passou de 75% para 80%.

Nesta edição, os cursos mais concorridos do vestibular foram: Curso de Formação de Oficiais PMMA – Cota para negros, com 227,78 candidatos por vaga; Curso de Formação de Oficiais CBMMA – Cota para negros, com 195,67 candidatos por vaga e Medicina Bacharelado – Sistema Universal de vagas, com 185,06 candidatos por vaga.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias