Disciplina

6 dicas para gerenciar tempo e metas

Iniciar um novo emprego ou carreira, hábitos para uma vida saudável e se organizar nas finanças estão entre as metas mais comuns no inicio do ano.

(Foto: Reprodução)

No início do ano, os sentimentos de mudança e renovação estão sempre acompanhados das metas e objetivos, que busquem melhorar nossa qualidade de vida ou recomeçar em novas aspirações. Iniciar um novo emprego ou carreira, hábitos para uma vida saudável e se organizar nas finanças estão entre essas metas.

1. Autoconhecimento

Antes de mais nada, desenvolver o autoconhecimento é essencial para definir metas e objetivos. Juntamente com o controle emocional, conhecer seus pontos fortes e fracos, crenças e valores ajudam a direcionar o foco para os objetivos e organiza-los, definindo questões do âmbito pessoal e profissional.

2. Planejamento

Durante o gerenciamento de objetivos é necessário avaliar os planos estabelecidos e se os mesmos são realistas, o planejamento ajuda a evitar desgastes com possíveis contratempos. Uma agenda organizada com informações essenciais e datas pré -determinadas contribuem na organização de recursos necessários e analisar as oportunidades de desenvolvimento contribuem com bons resultados.

A educação financeira e a utilização aplicativos que auxiliem na elaboração do planejamento, como agendas e tabelas, são de grande ajuda.

3. Não seja multitarefa

Fazer uma coisa de cada vez. É uma recomendação simples mas pouco realizada. Quando se divide os afazeres, a possibilidade de erros diminui, além de trazer benefícios para saúde mental, mas fazer várias coisa ao mesmo gera ansiedade, angústia, inibi a criatividade e o tempo gasto é maior.

Uma dica para não ser multitarefas é usar a regra dos 20 minutos, que consiste em realizar determinada função por 20 minutos, em seguida passar para próxima.

4. Aprenda a dizer não

Dizer “não” traz diversos benefícios para vida profissional e saúde mental, beneficiando a auto estima e impondo limites. Com tantas distrações, as metas e prazos estabelecidos encontram barreiras. Com os resultados obtidos no processo de autoconhecimento, saber o que e porque fazer fica mais fácil.

5. Evitar a procrastinação

Deixar para depois; essa frase tão comum define a procrastinação. Não fazer determinada tarefa de imediato atrapalha o planejamento e há muito tempo perdido. Um método eficaz de evitar a procrastinação é o mindfulness ou atenção plena. Esta técnica de meditação consiste em estar no momento presente da maneira das conciente possível.

6. Busque equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Em meio à correria do dia a dia, é necessário lembrar de valorizar o tempo livre. Desconecte-se do trabalho quando possível e dedique tempo a hobbies e momentos de lazer, isso faz a diferença na saúde mental.

As relações interpessoais positivas também são essenciais para a saúde mental. Apreciar o que se tem e buscar uma melhoria contínua pode ajudar a promover uma perspectiva mais positiva da vida.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias