Segurança

Tribunal de Contas reafirma segurança do sistema eleitoral após auditoria

Não houve divergência entre dados das urnas e resultados das eleições de 2022.

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou recentemente todas as fases da auditoria das Eleições Gerais de 2022, reiterando a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral como um todo.

Este processo abrangeu cinco etapas de avaliação, onde o TCU afirmou a conformidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com padrões internacionais de boas práticas em Segurança da Informação.

Em seu relatório, o TCU destacou que desde os estágios iniciais de preparação e testes dos equipamentos e softwares até a divulgação dos resultados da votação, a auditoria não identificou problemas significativos que pudessem comprometer a segurança ou a confiabilidade do sistema eletrônico de votação do Brasil.

Na quinta fase, o TCU verificou a consistência dos resultados das eleições, examinando 4.577 boletins de urna de forma aleatória e comparando mais de 9 milhões de informações.

O resultado foi a confirmação sem divergências entre os dados das urnas eletrônicas e os resultados oficiais das eleições.Apesar da validação positiva, o TCU emitiu algumas recomendações, incluindo melhorias no aplicativo Boletim na Mão, visando aprimorar a leitura dos QR codes presentes nos boletins de urna.A

Ao longo do processo de auditoria, representantes do TCU acompanharam o Teste Público de Segurança, fiscalizaram a gestão de incidentes, usuários do TSE e o desenvolvimento de softwares do sistema eletrônico de votação. Também estiveram presentes nos procedimentos preparatórios e nos Testes de Integridade das eleições.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias