Só um milagre tira o título brasileiro do Palmeiras
Atlético-MG e Flamengo ainda tem chances matemáticas, porém quase impossíveis de serem realidade
Logo mais, acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A. Noventa minutos separam o Palmeiras do grito de “É campeão!” sem grandes turbulências.
O título só ainda não é uma certeza porque existem chances remotas de Atlético-MG ou Flamengo conquistar a taça. Para tal feito, seria preciso uma louca e absurda combinação de resultados.
Tudo começa pelo próprio jogo do Palmeiras. O virtual campeão tem que perder para o Cruzeiro, em partida que acontece no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). E quanto mais gols de diferença o Cabuloso tiver, melhor – ou menos pior – para os adversários do alviverde na tabela. É que a diferença de gols do Palmeiras para Galo e Mais Querido é gigantesca (são 8 gols a mais que Atlético e 16 que o Fla).
Pensando dessa forma, quanto mais gols feitos pelo Cruzeiro, menos gols Atlético-MG e Flamengo precisam fazer. Para se ter uma ideia, caso o Cruzeiro vença o Palmeiras por apenas 1 a 0, o Atlético fica com o título se bater o Bahia por 9 gols de diferença, já que tem menos gols marcados que o Verdão – isso porque o critério seguinte ao saldo de gols é o de gols pró).
Já o Flamengo precisaria operar uma milagre maior do que o feito em 2020, quando foi campeão brasileiro mesmo perdendo na última partida para o São Paulo – graças ao Corínthians que segurou o Internacional-RS, em Porto Alegre. Levando em consideração o mesmo placar de 1 a 0 para o Cruzeiro, o Fla precisa vencer o São Paulo (que está sempre no caminho rubro-negro) por 15 gols de diferença. A diferença de gols existente hoje seria suficiente porque, com a eventual derrota do Palmeiras, essa diferença cairia para 14 e com os 15 gols marcados (utopia?), o Flamengo superaria o time de Abel tanto no saldo como nos gols marcados. Mas acreditar que pode acontecer é surreal, né?
Veja como está a tabela de classificação e oas jogos da última rodada: