EM BRASÍLIA

Setur fecha calendário de eventos nacionais com participação no Salão Nacional do Turismo

A programação incluiu encontros com representantes do segmento turístico nacional para tratarem sobre assuntos do setor

(foto: reprodução)

As belezas dos destinos turísticos, a tradição cultural e a gastronomia maranhense foram destaques entre o público geral, entidades e trade turístico durante o Salão Nacional do Turismo 2023. Realizado em Brasília, entre os dias 15 a 17 de dezembro, o evento foi o último do segmento turístico deste ano. A comitiva da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou a participação neste domingo (17), proporcionando aos visitantes uma experiência turística de dar água na boca.

Da tradicional culinária maranhense, muito bem avaliada dentro do segmento do turismo gastronômico brasileiro, os visitantes puderam saborear o arroz de cuxá, receita que leva ingredientes como vinagreira, camarão e especiarias, ideal para acompanhar pratos com frutos do mar.

(foto: reprodução)

O passo a passo do famoso prato regional foi ensinado na Cozinha Show, espaço dedicado às atrações gastronômicas promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Por lá, foram realizadas oficinas com chefs de várias regiões do Brasil.

Em outra parceria, dessa vez com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MA), a Setur-MA viabilizou a apresentação emocionante dos tradicionais ritmos maranhense, como o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o reggae. A apresentação dos ritmos ficou por conta do Grupo Lamparina, que subiu ao palco da Área de Manifestações Culturais, fez cortejos e animou quem estava por perto.

Já a presença do artesanato maranhense no Salão Nacional do Turismo foi possível através da parceria entre a Setur-MA e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), que viabilizou um espaço dentro da área de exposição e comercialização do artesanato. Visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto o trabalho minucioso dos artesãos para fabricação das peças artesanais. Duas tipologias ganharam protagonismo: a delicada renda de bilro, especialidade das rendeiras do município de Raposa, e o belo entrançado de peças confeccionadas com a fibra de buriti.

Além disso, durante três dias, as potencialidades do estado no eixo do Turismo de Sol e Praia, Cultural e de Natureza se revelaram na Arena BRB Mané Garrincha, que se tornou vitrine do setor. Entre os principais destinos turísticos maranhenses, houve promoção e divulgação das praias e das belezas arquitetônicas do Centro Histórico de São Luís, das cachoeiras da Chapada das Mesas e das dunas e lagoas da região dos Lençóis Maranhenses e Delta.

(foto: reprodução)

Os visitantes puderam ainda emitir, de forma gratuita, o passaporte da Chapada das Mesas. A peça promocional criada pela Setur-MA, por meio da Superintendência de Turismo da Chapada das Mesas, é uma forma lúdica do visitante guardar um registro dos passeios feitos na região, com direito a carimbo.

“Esses grandes eventos são uma ótima oportunidade para o turismo do estado e para que o público geral, operadores e profissionais do mercado tenham também a oportunidade de conhecer mais sobre as belezas naturais, gastronômicas e culturais do nosso Maranhão de Encantos. Encerramos a participação nesse grandioso evento com chave de ouro e com o dever cumprido”, destacou a secretaria estadual de Turismo, Socorro Araújo.

A programação incluiu ainda encontros com representantes do segmento turístico nacional para tratarem sobre assuntos do setor. Um deles, a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), contou com eleição, diálogo sobre os desafios comuns e sobre a criação de um fundo para investimentos em divulgação dos destinos brasileiros.

O superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA, Leopoldo Dickel, resumiu a participação do Maranhão em eventos de grande magnitude, a exemplo do Salão Nacional do Turismo, que retornou ao calendário após 12 anos.

“Esses grandes eventos e feiras nacionais são grandes vitrines para o crescimento do turismo maranhense. O Salão Nacional do Turismo foi uma grande oportunidade para que os participantes pudessem conhecer mais sobre os destinos do Maranhão, o que fomenta viagens e negócios para o nosso estado”, afirmou o superintendente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias