Autodeclaradas

Serrano do Maranhão é cidade com maior proporção de pretos

A população de Serrano do Maranhão (MA) chegou a 10.202 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 5,92% em comparação com o Censo de 2010.

(Foto: Divulgação/ Reprodução)

Formada especialmente por lavradores, pescadores e quilombolas, Serrano do Maranhão (MA) é a cidade com maior percentual de pessoas autodeclaradas pretas do país, segundo dados do Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). Ao todo, 58,5% dos habitantes afirmam pertencer a esse grupo étnico.

A população de Serrano do Maranhão (MA) chegou a 10.202 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 5,92% em comparação com o Censo de 2010. Entre o recorte racial, 38,7% dos moradores se autodeclaram pardos e outros 2,7% dizem ser brancos. Indígenas e amarelos são minorias na cidade: somam 0,1% dos habitantes.

Localizada a cerca de 187 km de São Luís, no Maranhão, a cidade foi desmembrada do município de Cururupu em 1994. Antes da emancipação, o município era denominado Povoado Serrano.

Em todo o Brasil, pela primeira vez a população é composta majoritariamente por pessoas pardas. Na comparação com os resultados do Censo 2010, considerando o aumento de 6,5% da população total, destaca-se o crescimento de 42,3% de brasileiros autodeclarados pretos e de 11,9% pardos, enquanto houve um decréscimo de 3,1% da população branca.

O IBGE utiliza o conceito de “raça” como uma categoria socialmente construída na interação social e não como um conceito biológico. Na pesquisa, cada pessoa responde ao IBGE a sua percepção sobre a cor ou raça a que pertence, baseado em critérios como origem familiar, cor da pele, traços físicos, etnia e pertencimento comunitário, entre outros. Além disso, o instituto afirma que essas cinco categorias estabelecidas na investigação (branca, preta, amarela, parda e indígena) também podem ser entendidas pelo informante de forma variável.

No entanto, o manual de entrevista do Censo conceitua cada uma das categorias. A pessoa parda, por exemplo, é definida como aquela “que se declarar parda ou que se identifique com mistura de duas ou mais opções de cor ou raça, incluindo branca, preta, parda e indígena”. Já a amarela é definida como “pessoa de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana etc”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias