medida histórica

Papa Francisco autoriza bênção para casais do mesmo sexo

A Igreja Católica enfatiza que autorização ‘não muda doutrina sobre casamento’ e padres podem se negar a fazer rito.

Papa Francisco - (Foto: Reprodução/Tiziana FABI)

Nesta segunda-feira (18), o Vaticano pela primeira vez com aprovação do papa Francisco, emitiu uma autorização para bênçãos não litúrgicas destinadas a casais do mesmo sexo. O anúncio dessa novidade foi feito por meio de um documento oficial.

Padres e bispos têm permissão para abençoar casais homossexuais e aqueles em “situação irregular” perante a Igreja Católica. Contudo, o documento enfatiza que essa benção não deve se assemelhar a uma cerimônia de casamento.

“Esta benção nunca acontecerá ao mesmo tempo que os ritos civis de união, nem mesmo em conexão com eles. Nem sequer com as vestimentas, gestos ou as palavras próprias de um casamento”, explica o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Adicionalmente, os padres católicos estão autorizados, a partir de agora, a conduzir essa cerimônia, mas são proibidos de impedir a entrada de pessoas em situações em que buscam a ajuda de Deus através de uma simples benção, seja qual for a situação.

É importante recordar que em outubro, durante um discurso, o papa Francisco indicou a possibilidade de a Igreja vir a permitir a bênção para casais homossexuais em um futuro próximo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias