AQUELE 0,01%

Palmeiras é virtual campeão brasilero de 2023

Matematicamente, Atlético-MG e Flamengo ainda tem chances, mas precisariam tirar uma grande diferença de gols

Breno Lopes, do Palmeiras, comemora gol contra o Fluminense - (foto: Cesar Greco/ Palmeiras/ by Canon)

Com o fim da penúltima rodada (37º) do Brasileirão, podemos dizer que é apenas uma questão de formalidades para o Palmeiras ser campeão brasileiro de 2023 – o décimo segundo título do clube na história da competição. Mesmo que perca o último jogo, o Alviverde será campeão, caso seus concorrentes diretos não façam bom uso da calculadora, dos pés, da cabeça, do peito e do que mais puderem usar para tirar a ampla vantagem do time de Abel Ferreira.

Com 37 jogos disputados, o Palmeiras tem 20 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. Pode ter a campanha igualada por Atlético-MG e Flamengo, que tem 19 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Para isso, o Palmeiras precisa perder o jogo diante do Cruzeiro e os dois adversários na tabela vencer seus jogos (o Galo pega o Bahia e o rubro-negro joga com o São Paulo). Os três jogos são fora de casa, mas a última vantagem é do time paulista.

Para o título ficar com outra equipe, o Palmeiras precisa perder para o Cruzeiro e Atlético-MG e Flamengo precisam ganhar. O problema é que as equipes mineira e carioca precisam tirar uma larga vantagem de gols do Palmeiras. A diferença para o Atlético é de 8 gols. Para o Flamengo, é maior ainda – 15 gols. Isso quer dizer que, além de perder para o Cruzeiro (principal rival do Atlético-me e livre de rebaixamento, diga-se de passagem), o Palmeiras teria que perder a diferença de gols para ser alcançado de fato. Algo tipo: Palmeiras perde por 3 a 0, Atlético ganha por 6 gols de diferença ou o Flamengo ganha por 14 gols de diferença – isso porque não basta igualar no saldo de gols e sim passar, já que o Palmeiras tem o melhor ataque.

Na enorme dificuldade em tirar a vantagem alviverde, resta ao Galo e ao Urubu brigar pelo vice-campeonato e garantir vaga na fase de grupos da Libertadores, que ainda tem Grêmio e Botafogo brigando pelo G-4. O RB Bragantino já está na pré-Libertadores.

Briga segue forte na parte debaixo da tabela

Se tem emoção até o fim na parte de cima da tabela, lá embaixo a situação não é diferente. O Cruzeiro conseguiu escapar de qualquer risco de queda. A briga para não ficar com a última vaga na Série B de 2024 tem ainda três postulantes.

Ao perder para o América-MG por 3 a 2, o Bahia perdeu, também, a chance de sair da zona de rebaixamento. Para piorar, precisa vencer o Atlético-MG, que luta por título, para dar o primeiro passo para a permanência na Série A.

O segundo passo é torcer para que Santos e Vasco tropecem – pelo um deles. O Santos foi humilhado pelo Athletico-PR por 3 a 0. Já o Vasco, perdeu por 1 a 0 para o Grêmio. Na última rodada, o Santos recebe o Fortaleza, enquanto que o Vasco joga em casa contra o RB Bragantino.

Veja os resultados da penúltima rodada:

Veja como está a tabela de classificação:

Saiba como será a última rodada:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias