Convite recusado

Lula não irá à posse de Milei, presidente eleito na Argentina

O Brasil deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Presidente da Argentina, Milei e o presidente do Brasil, Lula. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não marcará presença na posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, agendada para o próximo domingo (10). O representante do governo brasileiro na cerimônia será o chanceler Mauro Vieira.

Durante sua campanha, Milei, conhecido por ser próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua família, fez declarações contundentes a respeito de Lula, chamando-o de “comunista” e “corrupto”, e afirmou não ter intenção de se encontrar com ele caso fosse eleito. Além disso, o acusou de apoiar a campanha de seu adversário, o peronista Sergio Massa.

O convite para Lula foi entregue ao governo brasileiro em 26 de dezembro, durante um encontro em Brasília entre Mauro Vieira e Diana Mondino, já anunciada por Milei como a futura chanceler argentina.

Apesar da Argentina ser uma parceira comercial crucial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não comparecerá à posse de um presidente argentino. Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias