NATAL

Governo do MA faz doação de panetones fabricados por mão de obra carcerária a instituições assistenciais

São pelo menos 5 mil panetones fabricados pelas custodiadas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina

Crianças do Centro Anil Frei Daniel de Samarate receberam panetones doados pelo Governo do Maranhão - (foto: Handson Chagas)

A ceia de Natal este ano vai ser mais saborosa para diversas famílias de baixa renda que receberão panetones doados pelo Governo do Maranhão. São pelo menos 5 mil panetones fabricados pelas custodiadas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina que depois serão entregues a diversos projetos sociais e instituições, levando mais alegria para esta celebração tão importante que é o Natal. E entre os beneficiados em 2023 está o Centro Anil Frei Daniel de Samarate, em São Luís.

Os panetones são doados por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que desenvolve o programa Trabalho com Dignidade junto à população carcerária do estado.

No Centro Anil Frei Daniel de Samarate, em São Luís, 80 crianças foram beneficiadas com a entrega dos panetones nesta quarta-feira (20). “Nós recebemos com muita alegria a doação desses panetones. Para as nossas crianças é um momento de muita alegria receber esse presente neste período. De coração, nós agradecemos”, disse Divanda dos Santos Anchieta, coordenadora pedagógica do centro.

Para a professora Ana Régia, a doação dos panetones pelo Governo do Maranhão vai tornar o Natal das crianças mais alegre. “Nós atendemos a crianças carentes que precisam de toda ajuda e todo apoio. Sem essa doação, nosso Natal não teria a mesma alegria, pois nós não teríamos condições de oferecer algum brinde especial de Natal”, afirmou.

E o que não faltou no rosto das crianças que receberam os panetones foi um sorriso largo e um brilho especial no olhar. Foi o caso de Adryelly de Kássia. “Eu achei muito legal a entrega desses panetones para a gente porque é uma coisa que deixou todo mundo aqui mais feliz”, comentou.

Marcos Vinícius também recebeu um panetone. “Eu achei ótimo porque é uma coisa gostosa que todo mundo gosta, mas nem todos podem comprar. Então, o Natal vai ser mais divertido”, contou.

Trabalho com Dignidade

Toda a produção de panetones é feita de forma artesanal, que inclui desde a dinâmica de trabalho no processo de confecção do alimento à análise de qualidade e embalagem. A fabricação é realizada na padaria da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, em São Luís. Além de panetones, também são produzidos pães, trufas, ovos de chocolate e coffee break para eventos, gerando economia para o estado e ofício as internas. 

A padaria é uma das frentes do programa Trabalho com Dignidade, executado pela Seap para possibilitar a qualificação profissional, reinserção social dos custodiados, remição de pena e proporciona benefícios à população.

Centro Anil Frei Daniel de Samarate

O Centro Anil Frei Daniel de Samarate é um projeto comunitário da Associação Educadora São Francisco de Assis com sede na Igreja do Carmo, localizada no Centro de São Luis. A associação reúne quatro centros comunitários de atenção a crianças e adolescentes nos turnos matutino e vespertino nos bairros Alto do Pinho, Isabel Cafeteira, Vera Cruz e Vila Conceição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias