Região tocantina

Entrevista com Vagtônio Brandão (AGEMSUL) ‘O Governo do Estado tem trabalhado muito pela Região Tocantina’

Vagtônio esteve em São Luís (aliás, sempre tem ido por lá) e trouxe algumas novidades. É sobre estas e outras questões que trata esta entrevista.

Vagtonio Brandão, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sul do Maranhão (Agemsul).

Desde que assumiu a AGEMSUL em março de 2023, o ex-prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão é tido como um gestor que prima pela institucionalidade discreta e operacional.

A Agência foi criada em 2017 e tem como objetivo organizar o planejamento e a execução de políticas públicas por meio da interlocução e parcerias com os municípios da Região Tocantina.

Vagtônio esteve em São Luís (aliás, sempre tem ido por lá) e trouxe algumas novidades. É sobre estas e outras questões que trata esta entrevista.

Resuma para os nossos (as) leitores (as) como é que foi essa última agenda em São Luís e o que você traz de novidades?

Olha, já é de praxe a nossa agenda em São Luís, praticamente nós estamos indo duas, três vezes ao mês por lá e a gente vai prestar conta de algumas ações, como também buscar alternativas para outras situações, recentemente nós fomos a convite do novo presidente do MDB para a convenção deste partido, como também fomos para ações de trabalho do Governo, nós estivemos na SINFRA, onde tratamos sobre o asfalto de Imperatriz e estamos trabalhando para cumprir o nosso compromisso.

Quais seriam esses compromissos ?

As mesmas que o Governador Carlos Brandão tem com a cidade. E nós nunca paramos, temos bastante ruas sendo trabalhadas em Imperatriz. Na questão do bloqueteamento, nós temos a Vila Mariana, que é uma parceria do governo com o deputado Rildo Amaral (PP), nós temos aqui vários bairros recebendo intervenções: Parque Alvorada, Vila Fiquene, Avenida Padre Cícero no Grande Santa Rita além várias frentes de serviço de bloqueteamento em parceria com Deputado Federal JP, então assim, buscamos a continuação desse trabalho, e logo, nós estaremos apresentando mais resultados.

Com relação ao Natal e ao fim do ano, o que podemos esperar ?

Na questão do Natal de Imperatriz, que é um momento que a cidade respira, que a cidade vive, que é exatamente esse momento natalino, o Governo do Estado estará presente no Calçadão com a decoração. Você já pode acompanhar, a empresa já está fazendo esse trabalho. Dia 11 às 5 horas da tarde o Governador estará Imperatriz para inaugurar a decoração de Natal em parceria com Associação Comercial da cidade. Sabemos que tem muito o que fazer, mas o Governo do Estado tem trabalhado e além das obras também temos as ações do dia-a-dia da Saúde, como também da Educação, da Sagrima, da agricultura familiar e da infraestrutura.

Sobre a Convenção do MDB, quais foram as suas impressões imediatas ?

Nós estivemos lá a convite do novo presidente, o Marcos Brandão. Vimos uma festa bonita, um grande ato democrático. Não eram só pessoas que foram se filiar no MDB, mas também amigos de outros partidos, como o Ministro André Fufuca do PP, como a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, que não é do MDB. (Iracema é do PSB, sic) e outros amigos do Marcos que estariam ali prestigiando. O MDB é um partido muito forte no país, mas no estado Maranhão estava em decadência, e o Marcos chega nesse momento para oxigenar o partido, para dar uma cara nova, e eu acredito que no ano que vem, o MDB estará aí lançando vários pré-candidatos, a prefeito como também vereadores e lutando para que esses companheiros se elejam.

O senhor pretende se filiar ao o MDB? Em algum momento, isso está sendo cogitado?

Não, não conversamos sobre isso ainda. Nós fazemos parte do grupo do Governador Carlos Brandão, mas o partido que somos filiados é o PSDB.

A sua gestão à frente da Agência já vai completar um ano. Até esse momento, como é que você avalia, quais foram os maiores desafios e quais estão sendo os maiores êxitos na sua avaliação?

Olha, a gente nunca se conforma e como trabalhadores natos, sempre estamos querendo fazer mais. Em uma avaliação geral, eu vejo positiva nossa atuação. Nós começamos em março, encontramos aqui bastante obras em andamento, essas obras praticamente 70, 80% delas já foram entregues e além de termos concluído várias obras, também buscamos um planejamento interno aqui da casa para que a gente possa nestes próximos três anos ter a AGEMSUL com o apoio e toda a orientação do Governador Carlos Brandão, fazendo um grande trabalho aqui na Região Tocantina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias