Saúde Masculina

Novembro azul: os riscos do diagnóstico tardio do câncer de próstata

O preconceito em relação a esse tema ainda pode afetar o tabu em torno da saúde masculina, fazendo com que os homens evitem discutir seus sintomas ou procurar ajuda médica.

O Novembro Azul é o mês dedicado a saúde masculina.(Foto: Reprodução)

O Novembro Azul é o mês dedicado a saúde masculina, em especial a prevenção contra o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022 sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata, valor que corresponde a 62,95 casos a cada 100 mil homens.

O último levantamento do INCA em parceria com o Ministério da Saúde estima que até 2025, o Brasil terá 12.060 casos de câncer de próstata. No Maranhão, a taxa bruta de casos será de 56,47 a cada 100 mil homens. Estes dados preocupantes reforçam a importância do diagnóstico precoce, porém muitos homens ainda resistem nos hora de buscar acompanhamento médico.

O urologista Sóstenes Rabello explica que, infelizmente, o preconceito em relação a esse tema ainda pode afetar o tabu em torno da saúde masculina, fazendo com que os homens evitem discutir seus sintomas ou procurar ajuda médica, o que pode resultar em um diagnóstico tardio. Segundo o médico, é importante superar esse preconceito e conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce e do tratamento adequado.

Dr. Sóstenes Rabello, urologista (Foto: Divulgação)

Diagnóstico tardio

O diagnóstico é realizado por meio de exames, como o exame de toque retal e o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Caso haja suspeita de câncer, são realizados exames complementares, como a biópsia da próstata. O tratamento do câncer de próstata pode envolver cirurgia, radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia, dependendo do estágio da doença e das características individuais do paciente.

O diagnóstico tardio do câncer de próstata pode aumentar os riscos de complicações e reduzir as chances de cura. Complicações associadas ao câncer de próstata incluem metástases para outros órgãos, como os ossos, e a progressão da doença para estágios mais avançados. É importante ressaltar que o câncer de próstata em estágios iniciais geralmente não causa sintomas, o que reforça a importância dos exames de rotina para a detecção precoce, explica o médico.

Prevenção

O urologista pontua que para prevenir o câncer de próstata, é recomendado adotar um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais, a prática regular de atividade física e a não utilização de tabaco.

“Embora vícios e sedentarismo sejam comuns na população brasileira, é fundamental conscientizar os homens sobre os benefícios desses cuidados preventivos e incentivar a adoção de hábitos saudáveis”, disse o médico.

Homens jovens podem se cuidar para evitar o diagnóstico de câncer de próstata no futuro, adotando hábitos saudáveis desde cedo. Isso inclui manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar o tabagismo, concluiu.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias