Aprovado

Ministros do Supremo elogiam indicação de Flávio Dino para Corte

A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve ocorrer até 15 de dezembro.

Ministros Barroso, Moraes e Zanin elogiaram a indicação de Flávio Dino para integrar a Corte. (Foto: Reprodução)


Nesta segunda-feira (27), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram a indicação de Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, para integrar a Corte.

O anúncio da indicação foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também propôs o nome do subprocurador Paulo Gustavo Gonet Branco para o cargo de procurador-geral da República.

Os nomes de Dino e Gonet aguardam aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, serão submetidos ao plenário da Casa. A sabatina está prevista para ocorrer até 15 de dezembro, sendo a posse agendada após essa etapa.

Por meio das redes sociais, Flávio Dino expressou gratidão a Lula pela indicação ao STF. Caso aprovado pelo Senado, Dino ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber em setembro deste ano.

“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, afirmou.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, elogiou a indicação de Dino, ressaltando suas qualificações para o cargo e sua capacidade de “agregar muito valor” ao Supremo.

“Foi uma escolha muito feliz do presidente da República, uma prerrogativa dele, e acho que ele escolheu um ex-juiz federal de qualidade, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça e governador do Maranhão, bem avaliado”, disse Barroso.

O ministro Alexandre de Moraes também endossou as indicações, destacando a seriedade e a contribuição para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito que Flávio Dino e Paulo Gonet representam.

“O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o STF e para a PGR. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito”, declarou.

Cristiano Zanin evidenciou a trajetória de Flávio Dino como magistrado, parlamentar e ministro do Estado, ressaltando sua experiência e contribuição para os debates constitucionais no plenário do STF.

“Saúdo a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal e o seu retorno ao Poder Judiciário, com a certeza de que sua experiência no exercício de cargos dos Três Poderes da República contribuirá de sobremaneira aos debates dos mais relevantes temas constitucionais no plenário desta Suprema Corte”, escreveu.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias