Dívidas

Ministério da Educação garante renegociação do Fies a partir desta terça-feira (7)

Os inadimplentes e adimplentes poderão renegociar os pagamentos com condições especiais.

Fies é o programa de financiamento estudantil do Governo Federal. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na manhã desta segunda-feira (6) com o ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Eles discutiram como será feito o atendimento das renegociações de dívidas do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Camilo garantiu que as negociações têm início nesta terça-feira (7). 

“São mais de 1,8 milhão de pessoas que terão o direito de renegociar. Isso significa R$ 54 bilhões de dívidas que poderão ser renegociadas com condições muito favoráveis, podendo chegar ao desconto de 99% do valor principal e 100% dos juros de multa. Você pode pagar 1% da dívida, dependendo da condição que ela esteja”, explicou o ministro. De acordo com ele, a resolução com todas informações sobre o atendimento deve ser publicada do Diário Oficial da União (DOU) ainda hoje, para que os trabalhos já comecem amanhã. 

“A preocupação do presidente é realizar essas negociações o mais rápido possível. A partir de amanhã, as agência de todo Brasil da Caixa e do Banco do Brasil já poderão receber esses clientes do Fies. O atendimento vai ocorrer, inclusive, por telefone, via 0800”, declarou Camilo.

Segundo o ministro, inadimplentes e adimplentes poderão renegociar os pagamentos com condições especiais. Ao comentar sobre novas regras que estão sendo pensadas para o financiamento, Camilo também enfatizou que será considerado quem são as pessoas que não pagam “porque não querem” e quem “não paga porque não tem condições”. No Brasil todo, são mais de 1,2 milhão de contratos inadimplentes do Fies.

* com informações do Correio Braziliense

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias