MA será palco da 5ª Caravana Federativa a partir desta quinta-feira (23)
Evento acontece no galpão do CEPRAMA
Nesta quinta-feira (23), começa a 5ª Caravana Federativa, do Governo Federal. O evento acontece em dois dias (23 e 24), no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama).
Os serviços de manutenção e requalificação do local estão em fase de conclusão. Pintura e limpeza do prédio da antiga fábrica e da área externa têm por finalidade preparar o local para sediar a 5ª Caravana Federativa, assim como beneficiar os artesãos que trabalham no galpão continuamente. Na tarde da última terça-feira (21), a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, vistoriou o Ceprama, em São Luís, para acompanhar de perto as melhorias.
“Os preparativos para recepcionar a comitiva de Brasília, dentro do nosso espaço dedicado ao turismo maranhense e à cultura popular, também representam o cuidado com o local de trabalho dos artesãos maranhenses. Uma das nossas grandes prioridades é investir no Ceprama e este é só o início. Sediar um evento federal de tamanha relevância pública diz muito sobre a razão existencial do lugar que queremos manter sempre de portas abertas e com intensa atividade”, pontuou Socorro Araújo, que planeja outras ações.
No prédio principal, os boxes do artesanato deram lugar à montagem da estrutura de auditórios e estandes para os dois dias. Fachada, paredes internas, escadas e portais estão sendo revitalizados. Os artesãos alocados, temporariamente, no salão da área administrativa, também vão participar do evento com espaços exclusivos para a venda de peças autenticamente maranhenses.
Para Jorge Beckman, diretor geral do Ceprama, “receber o evento de tamanha envergadura é uma honra, significa que o Ceprama está sendo ainda mais visto e valorizado, nacionalmente, por toda a sua história”, avaliou.
Carlos Martins, coordenador estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), considera que há um fortalecimento do Ceprama. “Nosso prédio amplo une a história do apogeu da indústria têxtil em São Luís e a representatividade da nossa produção artesanal. Portanto, arte, história e eventos desse porte nos transformam para melhor”.
A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Além do local que sediará o evento e de estandes de venda do artesanato, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) vai dispor de balcão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nele, os visitantes poderão obter informações sobre os principais roteiros turísticos do Estado.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma ação do Governo Federal para atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos debaterão com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas, iniciativas que visam alavancar o desenvolvimento do estado. Outras edições ocorreram na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, e esta, no Maranhão, havia sido anunciada pelo governador Carlos Brandão desde o final do mês passado.
IBGE
Na ocasião, os servidores do IBGE terão a oportunidade de dar visibilidade às pesquisas e ações do Instituto, além de oferecer atendimento às 217 prefeituras do estado.
De acordo com o superintendente do IBGE/MA, Marcelo Virgínio de Melo, “a iniciativa é inovadora por disponibilizar serviço técnico qualificado e prestação de informações em cooperação técnica, incluindo toda a produção do Instituto no Maranhão”, afirmou Melo.
A equipe da SES/MA ficará responsável pelo atendimento no estande do IBGE, onde os prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Disponibilizar esses dados para os representantes dos municípios “é fundamental para que se formalizem as políticas públicas e para que exerçam de forma eficaz a função alocativa, uma vez que os recursos são escassos e precisam ser geridos de acordo com as necessidades de cada local”, enfatizou o superintendente.
Além do IBGE, 31 ministérios e 03 autarquias (FNDE, Funasa e INSS) já confirmaram participação na Caravana Federativa do Maranhão. A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Equatorial e os Correios também estarão presentes. No estande do IBGE, prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Os visitantes ganharão sacolas com blocos, canetas, mapas calendário e folders e materiais informativos institucionais.
Ceprama
Este ano, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais comemorou 34 anos de existência. Mas as paredes e estrutura, com mais de 3 mil m², são do final do século 19, das antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. Hoje, o Ceprama é referência no escoamento da produção artesanal, e ainda, palco de apresentações do São João, Carnaval e outros eventos.