Governo e Inpasa apresentam projeto de instalação de unidade fabril em Balsas
A empresa líder em transformação de cereais e terá sua quinta unidade em Balsas.
Nessa terça-feira (28), na cidade de Balsas, aconteceu uma reunião de apresentação da Inpasa Brasil, empresa líder em transformação de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, que terá sua quinta unidade em Balsas, graças a esforços conjuntos dos governos federal e estadual.
Realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), o evento teve a participação de autoridades, representantes de entidades empresariais e instituições de ensino da região.
O secretário Júnior Marreca destacou que é prioridade do governo estadual que a fábrica opere com o máximo de mão de obra local.
“O governador Carlos Brandão determinou que não apenas facilitássemos o que fosse necessário para a instalação da Inpasa, como acompanhássemos detalhadamente essa implantação, buscando junto aos nossos parceiros, suprir as necessidades de mão de obra, de fornecedores que a empresa possa vir a necessitar. O objetivo é absorver o trabalhador maranhense tanto na fase de construção, quanto de operação”, explicou o titular da Seinc.
Na pauta da reunião, as necessidades de mão de obra para a primeira fase de instalação da indústria, bem como toda a orientação para que empresários da região já possam se cadastrar para compor o banco de fornecedores da quinta indústria do Grupo Inpasa Brasil.
O vice-presidente do grupo, Rafael Ranzolin, comentou o apoio que o Governo do Maranhão tem oferecido. “Nós agradecemos a todo o Governo, todas as secretarias que nos apoiaram nessa chegada ao Maranhão, mas em especial à Seinc pelo trabalho de nos acompanhar nessa jornada de empreendimento no estado. E esse momento que tivemos aqui em Balsas, foi muito importante, pois é como se consolidasse o início das edificações”, afirmou.
A reunião foi realizada com a parceria da Prefeitura de Balsas, da Fiema, Sebrae, Faema, Associação Comercial do Maranhão, Fecomércio, Associação dos Jovens Empresários, FAEM e FCDL.
Sobre a Inpasa
O Grupo Inpasa possui duas plantas no Paraguai, nas cidades de Nova Esperança e São Pedro, duas plantas em Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Nova Mutum, além de duas plantas em Mato Grosso do Sul, em Dourados e Sidrolândia, esta última em fase de construção. Atualmente, são processados 7,5 milhões de toneladas por ano de milho. Os dados apresentam o grupo como o maior transformador de amido em energias limpas e renováveis da América Latina.
No Maranhão, o grupo investirá R$ 1,2 bilhão na construção de uma unidade fabril de etanol, proteína e óleo de milho, com o montante podendo chegar até R$ 2,5 bilhões. A previsão é que sejam gerados 2.500 empregos, injetando uma considerável quantidade de vagas de trabalho e renda no sul do estado. Após a conclusão da unidade, está prevista a manutenção de cerca de 1.200 empregos, estabelecendo uma base sólida para o crescimento futuro da cidade de Balsas e de toda a região.