Reconhecimento

Governo do Maranhão lança Prêmio Porto do Itaqui

A iniciativa vai reconhecer e premiar pesquisadores, inventores, estudantes e profissionais, atuantes no Maranhão, que impulsionam a ciência, tecnologia e inovação nas áreas de atuação do porto.

Governo do Maranhão lança Prêmio Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar trabalhos voltados para a inovação nos setores portuário, marítimo e logístico, o Governo do Maranhão acaba de lançar o Prêmio Porto do Itaqui. Em uma parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a iniciativa vai reconhecer e premiar pesquisadores, inventores, estudantes e profissionais, atuantes no Maranhão, que impulsionam a ciência, tecnologia e inovação nas áreas de atuação do porto.

O presidente da Emap, Gilberto Lins, afirmou que a empresa “está inteiramente comprometida com o desenvolvimento e o aprimoramento dos processos no Porto do Itaqui. Esse prêmio é mais uma oportunidade que temos para identificar e valorizar as iniciativas inovadoras que estão sendo desenvolvidas no Maranhão. Nossa relação com o desenvolvimento do Maranhão ultrapassa nossa atuação enquanto operadores logísticos. E o Prêmio Porto do Itaqui reforça nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado até 2026”.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destaca a parceria crucial com a Emap, enfatizando que essas entidades são importantes aliadas na promoção da pesquisa científica e tecnológica no Maranhão. “Essa colaboração, evidenciada pelo Prêmio Porto do Itaqui, reforça o compromisso em impulsionar inovações nos setores portuário, marítimo e logístico, contribuindo significativamente para o avanço econômico e tecnológico do estado”, destaca o presidente.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro. Estudantes, pesquisadores, inventores e empresas inovadoras do Maranhão poderão inscrever seus trabalhos em diversas áreas temáticas, desde meio ambiente até transporte aquaviário.

Sete categorias serão analisadas, incluindo: Vídeo Pop Júnior; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Dissertação de Mestrado; Tese de Doutorado; Artigo Técnico-Científico; Solução Inovadora e Empresa Inovadora. As propostas devem abordar temas relacionados a seis eixos temáticos ligados ao meio ambiente, relação Porto-Cidade e operações portuárias.

Além de prêmios em dinheiro, os vencedores de cada categoria receberão troféu e certificado de premiação. A categoria Vídeo Pop Júnior incentiva a participação de estudantes do ensino médio e/ou técnico, dividindo o prêmio entre o proponente e a equipe executora. O edital já está disponível na página eletrônica da Fapema.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias