Dino diz ‘aceitar’ repatriação desde que Portugal devolva o ouro do Brasil
Declaração foi dada pelo ministro após vídeo em que uma portuguesa agride verbalmente uma brasileira e manda ela voltar para seu país
Em declaração dada nesta terça-feira (7), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que “aceita” que brasileiros que estão em Portugal sejam repatriados desde que o país devolva o ouro que levou de Ouro Preto (MG). A fala sarcástica de Dino se refere a um vídeo que circulou nas redes sociais na segunda-feira (6), onde uma portuguesa agride verbalmente uma brasileira em aeroporto no país europeu.
No vídeo, a mulher chama a brasileira de “porca” e diz que ela deveria voltar para seu país. A comunidade de brasileiros em Portugal já supera 400 mil pessoas. Ao passo em que esse número cresce, os casos de xenofobia também têm aumentado.
“Ela diz assim no vídeo: vocês estão invadindo Portugal”, comenta o ministro. “Se for isso, nós temos direito por reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil”.
O comentário aconteceu durante fala de Flávio Dino na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública oferece bolsas de formação para profissionais das polícias civil, penal e militar, corpo de bombeiros militar, órgãos oficiais da perícia criminal e guardas municipais.