Redução

Crimes violentos letais se mantêm em queda com 10,5% menos casos no Maranhão

Este é o segundo trimestre consecutivo em que esses tipos de crimes apresentam queda.

As ocorrências de latrocínios, que são os crimes de roubo que têm como consequência a morte, foram as que tiveram maior redução, atingindo, aproximadamente, 70% (Foto: Reprodução/Fernando dos Anjos)

Os crimes violentos letais intencionais continuam a diminuir em todo o estado do Maranhão. De acordo com a análise realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), houve uma redução de 10,5% nos indicadores durante o terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.

Este é o segundo trimestre consecutivo em que esses tipos de crimes apresentam queda.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, enfatizou que essa redução nos crimes letais, que afetam a vida das pessoas, é resultado de um esforço conjunto do sistema de segurança, que envolve inteligência, investigação e ação ostensiva das forças policiais civil e militar. O foco tem sido a apreensão de armas e drogas, bem como a prisão de suspeitos, desmantelando assim as ações de grupos criminosos que ameaçam a população e o patrimônio.

Os crimes de latrocínio, que envolvem roubos que resultam em morte, foram os que apresentaram a maior redução, com uma queda de cerca de 70%. Em números concretos, houve 11 casos registrados nos meses de julho, agosto e setembro, em comparação com os 34 casos ocorridos no mesmo trimestre do ano anterior.

O trabalho das forças de segurança pública também levou a uma redução no número de homicídios dolosos em todo o estado, com uma diminuição de 6,5% no último trimestre, resultando em 442 mortes registradas. No mesmo período do ano anterior, foram registradas 471 ocorrências desse tipo.

Quanto aos crimes de lesão corporal seguida de morte, as estatísticas mostram que não houve alteração, com um único caso registrado tanto no terceiro trimestre deste ano quanto no terceiro trimestre do ano passado.

O Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que esses resultados são fruto dos esforços do Governo do Maranhão. O governador Carlos Brandão tem investido e buscado parcerias para fortalecer ainda mais esse trabalho, visando manter os índices em queda e garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população.

No acumulado do ano, comparando os números deste ano com o ano anterior, houve uma redução de 4% nas ocorrências de crimes violentos letais intencionais. As regiões da Grande Ilha, Itapecuru, Codó, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca, Presidente Dutra, Caxias, Cururupu e Buriticupu se destacam nessa redução.

Os latrocínios apresentaram a maior redução, com uma queda de cerca de 33%. No total, foram 50 casos nos primeiros nove meses de 2023, em comparação com os 75 casos registrados no mesmo período de 2022.

A Grande Ilha também registrou uma redução de 27% nos crimes violentos letais intencionais de janeiro a outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso se traduz em 75 casos a menos, com as ocorrências caindo de 277 para 202.

Esses resultados demonstram que o crime de latrocínio é o que mais sofreu redução na Grande Ilha, com uma diminuição de 60% quando comparado ao acumulado deste ano com o ano anterior. Isso é resultado das ações ostensivas que têm sido intensificadas em toda a região.

Além disso, no mês mais recente, outubro, a redução de crimes violentos letais intencionais em toda a Grande Ilha foi de 8%, refletindo a eficácia das medidas de segurança em andamento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias