Após autorização, brasileiros vão deixar Gaza
A inclusão do grupo na lista de autorizados foi confirmada nesta sexta-feira (10).
O grupo de brasileiros residentes na Faixa de Gaza recebeu autorização para deixar o território controlado pelo grupo terrorista palestino Hamas em direção ao Egito. A inclusão do grupo na lista de autorizados foi confirmada nesta sexta-feira (10).
Os moradores foram conduzidos em ônibus até o posto de fronteira de Rafah, onde estão passando pelo processo de saída desde as primeiras horas da manhã. Devido aos recentes fechamentos na fronteira entre Rafah egípcia e Gaza, enfrentam filas consideráveis.
O grupo, composto por 34 pessoas, incluindo 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 parentes próximos, sendo 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens, está sendo processado desde as 6h30 (1h30 em Brasília) no posto de Rafah. A situação é delicada devido à fila, sendo que ambulâncias com palestinos feridos graves e outros estrangeiros já autorizados têm prioridade.
Do outro lado da fronteira, uma equipe do Itamaraty aguarda para receber o grupo. O acordo, mediado pelo Qatar e pelos EUA, permitiu a primeira saída de moradores de Gaza desde o início da guerra, priorizando feridos graves em bombardeios israelenses e estrangeiros.
Os brasileiros não faziam parte dos primeiros grupos autorizados a sair, mesmo com negociações entre Brasil, Israel e Egito desde o início da crise, e a lista de interessados enviada há mais de três semanas. A tensão política entre Brasil e Israel aumentou, com críticas por suposto boicote aos refugiados brasileiros.
O grupo receberá atenção médica do governo brasileiro no Egito antes da repatriação programada, com o voo presidencial VC-2, escalando em Roma, Las Palmas e Recife antes de chegar a Brasília. Além desses, outros brasileiros foram repatriados de Israel e Cisjordânia pela Força Aérea Brasileira.