Respeitável Público

8ª edição do Sesc Circo leva debates, oficinas e apresentações à São Luís e Itapecuru Mirim

O projeto acontecerá de 13 a 25 de novembro de 2023.

Trupe de habilidades circenses (Foto: Divulgação)

O Projeto “Sesc Circo” foi idealizado a partir de uma observação interna, da receptividade do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo com as programações circenses em relação às outras linguagens artísticas, bem como, da necessidade de fomentar a produção circense local.

A programação da 8ª edição do projeto Sesc Circo contemplará ações formativas (debates, oficinas e residências) apresentações e ações de interiorização. O projeto acontecerá de 13 a 25 de novembro de 2023 em São Luís e Itapecuru Mirim.

Programação

No período de 13 a 17/11 em São Luís serão realizadas oficinas, debates, residências artísticas e ações de mediação em escolas e instituições sociais, visando à  ampliação da experiência estética daquele público nas programações do projeto.

Oficina cortejo circense (Foto: Divulgação)

A residência artística tem como objetivo preparar os artistas para participação no cortejo circense, incluindo a criação de performances, intervenções e caracterização de figurino e maquiagem.  Também acontecerão ações na cidade de Itapecuru Mirim, incluindo oficina de 4h para artistas e educadores e apresentação de espetáculo com grupo local, na Praça Gomes de Sousa às 19h. 

Na semana de 20 a 25 de novembro

A proposta da programação é contemplar públicos diversos e intensificar o encontro entre artistas e públicos. No tocante à curadoria dos trabalhos artísticos espera-se contemplar artistas e grupos de todas as regiões brasileiras, oportunizando que os maranhenses também tenham acesso a produções do circo dito contemporâneo, no sentido de ampliar o repertório de nosso público, para além da palhaçaria, possibilitando compreender que o circo também sofre importante influência do teatro e da dança.

O circo a céu aberto (Foto: Divulgação)

É importante ressaltar que como ação de pré-produção foi realizada uma reunião com o propósito de dialogar com a classe artística da área circense e produtores culturais sobre a cena local e a realização da oitava edição do Sesc Circo, na perspectiva de escuta, alinhamento de datas relacionadas a outros eventos da cidade, e aproximação com os fazedores de cultura. Nesta reunião conduzida pela analista responsável pelo projeto_ Sandra Nunes, também estiveram presentes a Supervisora de Cultura do Sesc Deodoro Betânia Pinheiro e a Analista de Cultura Letícia Amorim.

Circo Viralata (Foto: Divulgação)

Cabe ressaltar que sugerimos a locação da lona de circo e o encontro com os grandes públicos. Desta forma, demarcar esse território do espaço circense com apresentações e ações formativas reforça a marca Sesc, a identidade do projeto Sesc Circo e amplia a visibilidade de nossas ações em espaços públicos. Para tanto, a equipe realizou pesquisas sobre as possibilidades desta prestação de serviço, e dispomos a proposta em anexo.

No que tange à questão de acessibilidade, também serão programadas ações culturais acessíveis a pessoas com deficiência, bem como agendamentos com escolas e instituições do entorno onde serão realizadas as ações.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias