Outubro Rosa

Radiologia Mamária HSD: um importante aliado para o diagnóstico precoce do câncer de mama

O Hospital São Domingos conta com radiologistas especialistas para o cuidado das mamas.

(Foto: Divulgação/HSD)

O Hospital São Domingos (HSD), que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, conta com um atendimento diferenciado e exclusivo para o cuidado das mamas. A tecnologia para a precisão das imagens e um corpo clínico especializado são diferenciais que garantem resultados de alta confiabilidade e segurança para o diagnóstico.

A Radiologia Mamária, que integra o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital São Domingos, é um importante aliado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Formada por um corpo clínico de especialistas em mama, o serviço oferece atendimento com um olhar preciso e individualizado para o diagnóstico das patologias que podem afetar as mamas.

Imagens de alta precisão

O serviço dispõe de tecnologia de ponta para captação de imagens de alta acurácia, oferecendo um diagnóstico com maior precisão. São realizados mamografia digital, convencional e Mamografia 3D, ultrassonografia mamária e ressonância das mamas.

A mamografia digital é o principal exame de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama que possibilita um processamento mais simples e rápido das imagens, de forma semelhante às câmeras de fotografias digitais, oferecendo maior qualidade técnica, precisão da imagem e melhor contraste das mamas.

Outro aliado no diagnóstico por meio de imagens é a ressonância magnética das mamas, que avalia se existe alguma captação anormal pelo meio de contraste, possibilitando suspeitar de alterações malignas. Nos equipamentos de ressonância das unidades do São Domingos você tem maior conforto, pois tem maior abertura e uma sala completamente ambientada para você se sentir bem.

Mamotomia

Além de exames, a equipe de Radiologia Mamária do Hospital São Domingos realiza procedimentos invasivos da mama, entre eles a PAAF (punção), biópsia por agulha grossa, marcação pré-cirúrgica e a mamotomia, cuja finalidade é retirar um fragmento de tecido mamário suspeito para análise patológica, a fim de garantir maior segurança no resultado. A partir da análise do patologista, um dos profissionais que compõem a Linha de Cuidados da Mama, juntamente com mastologistas, oncologistas, radioterapeutas, entre outros, será traçada a melhor conduta clínica para o paciente.

Tomossíntese

O Hospital São Domingos é o único centro de saúde do Maranhão que realiza o exame de Tomossíntese Mamária , também conhecido como Mamografia 3D. Este novo método ajuda no rastreamento/diagnóstico do câncer de mama foi desenvolvida para minimizar os efeitos da sobreposição de tecido mamário que acontece na mamografia 2D, principalmente nas mamas densas. Seu funcionamento consiste em feixes de Raio-x adquirindo múltiplas imagens contínuas com 1mm de espessura em menos de 4 segundos, o que possibilita melhor definição das lesões mamárias.

Prevenção no HSD

Os cuidados preventivos com a mama, são essenciais para o diagnóstico precoce do câncer. Por isso, realize seus exames preventivos conosco. Agende sua consulta na nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo WhatsApp (98) 991094459.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias