Futebol

Quem tem mais títulos: São Paulo ou Flamengo?

Este é o tipo de discussão que todo fã de futebol e de aposta esportiva adora.

Sergio Souza / Pexels

Campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em 2023, o São Paulo colocou mais um troféu em sua extensa coleção, após bater o Flamengo por 2 x 1 no placar agregado. Porém, entre esses dois gigantes do futebol brasileiro, quem tem mais títulos: São Paulo ou Flamengo?

Este é o tipo de discussão que todo fã de futebol e de aposta esportiva adora. Por isso, neste texto, vamos mergulhar na lista de títulos desses dois gigantes para descobrir a resposta. Confira!

Mundial de Clubes

Como canta a torcida flamenguista, “em dezembro de 81, [o Flamengo] botou os ingleses na roda. 3 a 0 no Liverpool, ficou marcado na história”. O Rubro-Negro conquistou o mundo com Zico, Júnior e outros nomes lendários.

Já o Tricolor pode se gabar de ser o único brasileiro a alcançar este feito três vezes e nos dois formatos que a competição já teve.

Em 1992 e 1993, o São Paulo conquistou o Intercontinental, em cima de Barcelona e Milan, respectivamente. Em 2005 foi campeão no formato atual do Mundial de Clubes da Fifa, vencendo também o Liverpool.

Libertadores

Tratando-se de Libertadores a pergunta “quem tem mais títulos: São Paulo ou Flamengo?” tem como resposta um empate. Tanto tricolores quanto rubro-negros alcançaram a “Glória Eterna” três vezes.

O Flamengo foi campeão continental em 1981, em cima do Cobreloa, em 2019 sobre o River Plate e em 2022 contra o Athletico Paranaense.

Já o Tricolor foi campeão em 1992 contra o Newell’s Old Boys nos pênaltis, no ano seguinte venceu a Universidad Catolica, e em 2005 também bateu o Athletico.

Outras competições continentais

Destes dois times, apenas o São Paulo tem o título da Copa Sul-Americana, a competição secundária da Conmebol. O título veio em 2012, em uma caótica decisão contra o Tigre.

Além disso, o Tricolor também tem duas Recopas (disputada entre o campeão da Libertadores e da Sul-Americana) e um título cada das extintas Supercopa (que reunia apenas campeões da Libertadores), Copa Conmebol e Copa Master (apenas com campeões da Copa Conmebol).

Já o Flamengo conta com uma Copa Mercosul (que deu origem à Sul-Americana), uma Recopa e uma Copa de Ouro (de proposta similar à Recopa).

Brasileirão

O Tricolor conta com seis campeonatos brasileiros em seu currículo, com direito ao tricampeonato consecutivo entre os anos de 2006 e 2008.

O Flamengo conta com sete taças, com direito a dois títulos consecutivos em 2019 e 2020, fazendo a festa da Nação e de quem aposta no Brasileirão.

Não estamos considerando aqui a Copa União de 1987. Após disputas judiciais que arrastaram-se por décadas, ficou decidido pelo STF que o campeão brasileiro deste ano é o Sport.

Outras competições nacionais

Como já citamos, o São Paulo conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2023. O Rubro-Negro é o terceiro maior vencedor, com quatro títulos: 1990, 2006, 2013 e 2022.

Além das Copas do Brasil, o Flamengo soma também duas conquistas da Supercopa (disputada entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil) e uma Copa dos Campeões, que reunia os campeões de torneios interestaduais.

Competições regionais

Quem faz aposta esportiva hoje talvez nem conheça, mas até o ano de 2002 o calendário dos times contava com o Torneio Rio-São Paulo, que existia desde 1933, mas repleto de hiatos neste período.

São Paulo e Flamengo possuem um título cada, o de 2001 para o Tricolor e o de 1961 para o Rubro Negro. Ambas edições tiveram o Botafogo como vice-campeão.

Mas a conta dos torneios interestaduais vai mais longe com a Taça dos Campeões Rio-São Paulo, que foi disputada entre 1911 e 1987, também com diversas interrupções. Era um confronto entre o campeão do Paulistão contra o campeão do Campeonato Carioca.

Neste torneio, a superioridade é totalmente são paulina. São 11 títulos para o time do Morumbi, contra apenas um do Flamengo.

Campeonatos estaduais

Quando o assunto são os estaduais, o Flamengo leva a melhor. São 37 taças de Campeonato Carioca, sendo assim o maior campeão da competição. Já o São Paulo conta com 22 títulos do Paulistão, historicamente mais equilibrado que o Estadual do Rio.

Quem levou a melhor?

Somando todos os campeonatos que citamos temos o Flamengo como campeão dessa disputa. São 60 títulos para o time carioca contra 53 do Tricolor.

Contudo, caso a gente desconsidere as competições estaduais, aí a vitória seria do São Paulo. Seriam 32 títulos para o time do Morumbi contra 23 do Mengão.

Indo além, considerando apenas os campeonatos mais valiosos (Mundial, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil), teríamos uma disputa acirradíssima, mas com vitória flamenguista: 15 x 13.

Toda essa conversa sobre quem tem mais títulos: São Paulo ou Flamengo serve apenas para brincar com o imaginário do torcedor. Independente das somas, estamos falando de dois gigantes do futebol com uma história riquíssima e gloriosa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias