SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Pavimentação que vai ser usada na recuperação de parte da BR-135 é uma das mais resistentes

Denominado whitetopping, o pavimento é de concreto de cimento

Whitetopping é uma técnica que vem sendo utilizada desde 1918 - (foto: reprodução)

Nesta quarta-feira (18), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação em 74km da BR-135, dentro do Maranhão. O revestimento da via vai ser feito com um tipo de pavimentação denominado whitetopping.

“A BR-135 tem um solo considerado mole, que dificultava o escoamento da produção do estado e a trafegabilidade. Por isso, a escolha pela tecnologia de pavimento rígido. A expectativa é muito positiva quanto ao andamento das obras e faremos o acompanhamento mensal das obras na BR-135”, enfatizou o ministro Renan Filho.

O que é o Whitetopping?

O whitetopping é uma técnica que vem sendo utilizada desde 1918. Ela é utilizada para recapear as vias (ruas, avenidas, estradas) em que há problemas de deterioração e qualidade. Para isso, o whitetopping consiste em utilizar o concreto para a reabilitação desses pavimentos, visando melhorar a qualidade do tráfego e, também, a mobilidade urbana.

O professor e doutor em infraestrutura pelo Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), Paulo Fernando A. Silva, explica que “o whitetopping consiste em uma camada de concreto, a qual é colocada sobre uma estrutura de pavimento contendo um revestimento flexível (de Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ)”.

Atualmente, há dois tipos de whitetopping: o convencional e o ultradelgado. O Whitetopping convencional tem uma espessura mínima de 100 mm e o concreto é colocado diretamente sobre o CBUQ. Neste caso, emprega-se um concreto com Resistência à Tração na Flexão igual a 4,5 MPa. Já o Whitetopping ultradelgado tem uma espessura inferior a 100 mm e o material é preparado para obter uma boa ligação entre este substrato e o concreto aplicado. Assim, emprega-se um concreto com Resistência à Tração na Flexão igual a 6,0 MPa. A espessura mínima da camada asfáltica remanescente deverá ser de 75 mm e não possuir trincas de fadiga (fissuras em formato de couro-de-jacaré). Além disso, as placas são curtas.

Quais são as vantagens de utilizar o whitetopping?

  • aumentar a Vida de Serviço do Pavimento;
  • garante pouca manutenção;
  • aumentar a segurança dos usuários;
  • reduzir os impactos ambientais.
Whitetopping pode ser usado em rodovias de grande volume de tráfego – (foto: reprodução)

Em quais situações o whitetopping pode ser utilizado?

Silva explica que “o whitetopping pode ser utilizado em rodovias de grande volume de tráfego, como, por exemplo, a Rodovia dos Bandeirantes (SP), Via Dutra (RJ a SP), BR-135, em pavimentos nas cidades, em aeroportos, estacionamentos etc”.

Como é feita a aplicação do whitetopping?

A sequência executiva da aplicação do whitetopping consiste em 9 passos:

  • Preparação do revestimento asfáltico;
  • Determinação da temperatura do CBUQ;
  • Umedecimento da superfície, a fim de reduzir a temperatura do CBUQ;
  • Posicionamento das barras de transferência;
  • Lançamento do concreto;
  • Vibração do concreto;
  • Texturização do concreto;
  • Cura do Concreto;
  • Criação das juntas transversais e longitudinais.

Quais são as obras?

  • serão restaurados cerca de 74 quilômetros da via, entre o município de Miranda do Norte e o povoado de Caxuxa, em Alto Alegre;
  • serviços ocorrerão do quilômetro 125,72 ao quilômetro 199,50;
  • a tecnologia permite reabilitar pavimentos asfálticos deteriorados com aplicação do concreto de cimento;
  • previsão de entrega é outubro de 2025;
  • o Novo PAC prevê a duplicação da BR-135/MA entre Estiva e Miranda do Norte e duplicação da BR-135/316/MA, entre Miranda do Norte e Caxias.

Integração

Rodovia longitudinal ligando os estados de Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, a BR-135/MA é considerada uma facilitadora preferencial dos intercâmbios de cargas entre o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nos últimos anos, o tráfego por essa estrada foi bastante prejudicado devido à falta de recursos para manutenção, o que a deixou com buracos extensos e pavimentação precária. Obras de emergência e de recuperação voltaram a deixar a via transitável, embora estudos tenham apontado a necessidade de intervenções mais significativas, que devem ser alcançadas com a nova pavimentação em concreto.

Investimento

Estão disponíveis, para o Maranhão, R$ 955,2 milhões em recursos públicos, orçamento três vezes maior do que os R$ 312,4 milhões pagos pela gestão anterior em 2022. Além disso, o estado conta com 16 projetos de transporte rodoviário e ferroviário no Novo PAC, com R$ 10,4 bilhões previstos para os próximos quatro anos.

*com informações do site Concreteshow Digital e do Ministério dos Transportes

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