Saúde

Outubro Rosa Hospital São Domingos: é mais do que prevenção, é sobre antecipação e cuidado

Os cuidados preventivos com a mama, dentre os quais estão as consultas regulares ao ginecologista e mastologista, são essenciais para o diagnóstico precoce do câncer.

Outubro Rosa HSD (Foto: Divulgação)

Visando alertar a sociedade sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção da doença, o Hospital São Domingos promove anualmente a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial importantíssimo para todas as mulheres. É sobre prevenção, mas sobretudo sobre antecipação. O Hospital São Domingos tem uma longa história investindo em informação, tratamento e acolhimento de pacientes que, caso a caso, nos ensinam sobre superação, luta e amor-próprio.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. É também um tumor com elevadas chances de cura e muitas formas avançadas de tratamento, cada vez mais efetivas e personalizadas, principalmente quando diagnosticado precocemente. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Mamografia

A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. O exame é recomendado anualmente para todas as mulheres acima dos 40 anos. O Hospital São Domingos oferece serviços avançados para diagnóstico da doença, como ultrassonografia, punção, biópsia, PET-CT, ressonância magnética e o mais moderno aparelho de mamografia digital do Maranhão, a Tomossíntese Mamária, que fornece imagens em diferente ângulos da mama em cortes finos de 1mm de espessura e altíssima resolução, podendo ser estudadas individualmente e com maior precisão.

Dra. Ana Gabriela Caldas, coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos (Foto: Divulgação)

“A mamografia ainda é o principal exame de rastreamento do câncer de mama. Um exame de extrema importância que diminui a mortalidade através da detecção precoce do câncer. Se você fizer o diagnóstico com o tumor do tamanho de 1cm, ou até menos, você tem uma chance de cura de até 98%”, destaca a coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Dra. Ana Gabriela Caldas.

Cuidado centrado no paciente

Os cuidados preventivos com a mama, dentre os quais estão as consultas regulares ao ginecologista e mastologista, são essenciais para o diagnóstico precoce do câncer. O Hospital São Domingos conta com uma equipe de mastologista experientes e um time de radiologistas especialistas em mamas, além de uma rede de cuidado integrada, com prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente oncológico.

Cuide-se conosco

Agende sua consulta com um de nossos especialistas do Serviço de Mastologia pela Central de Atendimento, no (98) 32168100 ou pelo WhatsApp (98) 991094459.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias