O tradicional e o moderno se encontram
Salão São Bento, a mais antiga barbearia em atividade no Centro Histórico de São Luís, desde os meados do século 20
O tradicional e o moderno se encontram em um só lugar a serviço da estética e da beleza masculina. Assim é o Salão São Bento, a mais antiga barbearia em atividade no Centro Histórico de São Luís, desde os meados do século 20, no mesmo lugar onde foi fundado, em um espaço externo do Mercado Central. Ali, como toda barbearia que se preza, é um local de encontro de amigos, para um bate papo, um cafezinho, para discussão sobre política, religião, futebol e outros assuntos aleatórios.
Não se sabe, ao certo, o ano da sua fundação, mas o seu cliente mais antigo, o empresário Benedito Pires Primeiro, ex-vereador por São Luís, conta que, ainda jovem, começou a frequentar o Salão São Bento, em 1947, cliente do barbeiro José Pereira, -o “Zé Pereira”, conhecido também como “Cu de Chita”, um senhor moreno que se barbeava e se vestia com muita elegância, ostentando uma gravata que mantinha depois que tirava o paletó e o chapéu Panamá, para trabalhar atendendo seus clientes. José Pereira comandou o salão São Bento por muitas décadas até que resolveu passar para o empresário Rex Maluf, que assumiu o comando do estabelecimento. Bons profissionais barbeiros passaram pelo salão, e um jovem de 20 anos foi admitido, ainda na administração de José Pereira, na função de office-boy com o encargo de também manter o salão limpo.
O jovem Domingos Carlos – o “Dominguinhos”, era assíduo no trabalho e se interessou em aprender a profissão, ficando atento ao trabalho dos oficiais barbeiros enquanto atendiam seus clientes, e assim, aprendeu o ofício, adquiriu grande habilidade técnica, tornando-se um grande profissional, passando logo a trabalhar, tendo entre seus clientes o empresário Rex Maluf, antes deste passar a dirigir o salão. E entre os dois foi cultivada uma grande amizade o que levou o empresário e se reunir com seus familiares, formulando um pedido, de que, quando ele falecesse e se decidissem passar o salão, que dessem a preferência para Dominguinhos.
Assim aconteceu, e Dominguinhos assumiu o comando do Salão São Bento e o mantém em atividade com mais três barbeiros, profissionais hábeis e preparados para atender o mais exigente freguês com cortes tradicionais e os modernos que estão em moda o que justifica a sua grande clientela, constituída de pessoas de todas as camadas sociais indo dos trabalhadores da área do Mercado Central a empresários, advogados, magistrados, médicos, escritores, professores, jornalistas e outros. Com Dominguinhos trabalham os barbeiros Raimundo José Ferreira, 73 anos, que atende por “Ferreira” ou “Lopes”, o mais antigo, que em um primeiro momento trabalhou ao lado de “Cu de Chita”, ainda com 17 anos e logo passou a profissional.
Outros dois profissionais fazem parta da equipe, prestando também bons serviços: Antônio da Silva Lima, 61 anos, que já acumula experiência de 40 anos de profissão; e Richard Wilde de Paula, 58 anos, com 40 anos de atividade e experiência, além da manicure Alcinda de Jesus Rodrigues Martins – “Dijé”.