LEVANTAMENTO CLIMÁTICO

Maranhão deve enfrentar período de chuvas abaixo do normal por causa do El Niño

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (10), pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão.

(Foto: Reprodução/Paulo Soares)

Até o final deste ano, o estado do Maranhão está previsto para enfrentar um período de chuvas abaixo da média, com agravamento das condições de seca, devido à influência do fenômeno meteorológico El Niño, que tende a elevar as temperaturas.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira, dia 10, pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo/Uema), com base em seu prognóstico climático.

De acordo com o levantamento climático, que é realizado pelo núcleo há cerca de duas décadas, o mês de outubro deve registrar pouca precipitação no litoral do Maranhão, uma vez que ainda é parte do período seco no estado.

Em novembro, a região norte do Maranhão continuará com chuvas escassas, enquanto o sul começará a ver uma mudança no clima, com a previsão de receber entre 100 e 200 mm de chuva.

O mês de dezembro marca o início da temporada de chuvas no norte do Maranhão, com episódios de chuva localizada e aumento da nebulosidade. No sul do estado, as chuvas se intensificarão, chegando a 200 a 250 mm.

O prognóstico divulgado pelo Nugeo/Uema pode servir como um guia para especialistas e autoridades na elaboração de estratégias para mitigar os impactos negativos, como aqueles relacionados à agricultura.

Segundo a análise climática da Uema, os meses de outubro, novembro e dezembro marcam o período de transição para a estação chuvosa no estado. No entanto, com o fortalecimento do fenômeno El Niño nas últimas semanas, há uma alta probabilidade de que essa transição seja caracterizada por chuvas escassas, temperaturas do ar elevadas e baixa umidade no Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias