Idiomas

Intercâmbio para aprender espanhol, francês e alemão cresce 36% no 1° semestre

Em 2022, alta foi de 45% comparado a 2019; Espanha, França, Itália e Alemanha são os destinos mais procurados.

Virgínia Gonçalves é gerente da SBT em SLM. (Foto: Reprodução)

A procura de brasileiros interessados em aprender um outro idioma além do inglês cresceu 36% no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Já no ano de 2022, esse aumento foi de 45% quando comparado a 2019 – período antes do início da pandemia de Covid-19.

O espanhol e o francês são os idiomas mais procurados. Quando se trata de destinos, Espanha, França, Itália e Alemanha são os destaques. Os dados são do levantamento realizado pelo Student Travel Bureau (STB), consultoria especializada em educação internacional.

A crescente internacionalização das empresas, que demandam cada vez mais pessoas fluentes em diversos idiomas, é uma das razões para o aumento da demanda por esses tipos de cursos, segundo aponta o STB.

Em algumas áreas específicas, como a indústria da moda, que tem um de seus principais polos na França, falar o idioma local pode ser um grande diferencial, tanto para se aprofundar em cursos específicos quanto para conseguir empregos em grandes empresas na área.

“As pessoas que aspiram trabalhar com moda, querem mergulhar nesse mundo, e para isso o francês pode ser um diferencial. Quanto ao espanhol, é um idioma cada vez mais presente em companhias de diversos setores já que necessitam dessa expertise para se comunicar com parceiros comerciais e expandir os negócios”, explica Rui Pimenta, diretor de vendas do STB.

Atualmente, o espanhol é falado por mais de 500 milhões de pessoas em 21 países. Inclusive, nos Estados Unidos, torna-se cada vez mais importante para o mundo dos negócios em razão da crescente população hispânica e latina no país.

Outro destaque apontado pelo STB é o avanço na procura pelo idioma alemão desde 2022. “Ter um bom conhecimento nessa língua pode aumentar consideravelmente as chances de uma carreira promissora nas grandes filiais de multinacionais alemãs instaladas no Brasil. O alemão também é uma boa opção de idioma para quem busca uma internacionalização acadêmica por meio de cursos de graduações e pós-graduações na Alemanha, que é um país bastante aberto para estrangeiros, especialmente aqueles que falam o idioma”, conta Pimenta.

O interesse em imigração é também outro motivo que tem levado brasileiros atrás deste idioma. Dados do governo alemão preveem um déficit de 7 milhões de trabalhadores até 2035. Para tentar suprir a falta de profissionais locais, o governo tem atraindo e contratando trabalhadores estrangeiros.

“Áreas como saúde, TI, engenharia e educação estão sendo bem requisitadas na Alemanha que sofre com o envelhecimento populacional e as baixas taxas de natalidade”, finaliza o executivo.

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados em 2019: 

  • 1° Espanha
  • 2° França
  • 3° Itália

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados em 2022: 

  • 1° França
  • 2° Itália
  • 3° Espanha
  • 4° Alemanha

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados no 1° semestre de 2023: 

  • 1° Espanha
  • 2° Itália
  • 3° França
  • 4° Alemanha

Sobre o STB – Student Travel Bureau

Líder no segmento de educação internacional no Brasil, o STB – Student Travel Bureau oferece consultoria para intercâmbio em diversos destinos e conta com ofertas para todas as idades, com cursos que vão desde programas de férias para adolescente, ensino médio e graduação até opções voltadas para a formação profissional e trabalho no exterior.

Fundado em 1971, está presente em todo o país, com 50 escritórios nacionais e um internacional em Sydney, na Austrália, embarcando, em média, 30 mil estudantes brasileiros por ano.

O STB trabalha com especialistas em educação global e tem parceria com algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, além de ser recrutador exclusivo dos programas de trabalho da Walt Disney World Company na América Latina e única empresa brasileira parceira do New York Times Education.

Com o compromisso de facilitar o acesso dos brasileiros à educação internacional, o STB patrocina o Global Access Through Education (GATE), plataforma brasileira que reúne conteúdos e promove palestras e masterclasses de instituições de ensino globais, além de apoiar projetos como a ONG Gerando Falcões.

Mais informações:

  • Tamer Comunicação
  • Cristina Carvalho – cristina.carvalho@tamer.com.br – (11) 98272-6787
  • Geyse Alencar – geyse@tamer.com.br – (11) 99376-4614
  • Victória Ribeiro – victoria.ribeiro@tamer.com.br – (11) 95818-0278
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias