SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS

Igreja celebra São Judas Tadeu

Em São Luís, a principal festa ao santo acontece no bairro João Paulo, na Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu

Reprodução

“Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. Prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem”. São Judas Tadeu é invocado como o Santo das Causas Impossíveis, devido a essa revelação de Jesus a Santa Brígida. Fiéis católicos  de todo o Brasil celebram o festejo do Santo, cujo dia votivo é 28 de outubro.

Em São Luís, várias paróquias e comunidades festejam o Santo. E na Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, situada na Avenida João Pessoa, 313, João Paulo, a comemoração é dupla, pois este ano a criação da Paróquia completa 7 décadas. A temática deste ano é “Jubilosos como São Judas Tadeu, caminhamos com Jesus, Pão partilhado. E o lema: “Quero trazer á memória o que me pode dar esperança.” (LM 3,21).

“Para muitos, ser devoto de São Judas é exercer a fé e saber que ele vai realizar o seu pedido. Eu sempre recorro a ele quando acho que a causa é impossível, mas para Deus e São Judas nada é”, disse a devota Aline Pereira dos Anjos, moradora do bairro Turu.

No dia 28, dia do padroeiro do bairro João Paulo, a primeira missa ocorre às 6h, depois às 9h (em intenção às crianças). Às 11h ocorre o Terço de São Judas Tadeu, e às 12h, a Missa Votiva. Às 15h tem o momento de oração com o apostolado da oração da Arquidiocese de São Luís. Às 17h acontece a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro João Paulo, e às 18h, a Missa de encerramento, celebrada pelo arcebispo Dom Gilberto Pastana. Após a missa tem programação cultural e largo com vendas de comidas e lanches.

Quem foi Judas Tadeu?

São Judas era  primo de Jesus. Sua mãe, era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cleofas, era primo de São José. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus.

Os historiadores o denominam como Judas Tadeu, que significa cordato, benigno e corajoso, o que o diferencia do Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus. Nascido em Caná da Galileia, São Judas e seu irmão Tiago eram muito próximos da família de Jesus, portanto, eram conhecidos como irmãos de Jesus, devido ao parentesco familiar e à proximidade com que viviam.

Padroeiro das causas impossíveis

Após a ressurreição de Jesus, São Judas Tadeu passou a vida pregando os ensinamentos do Cristo na Galileia, na Samaria, na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia. É no dia 28 de outubro que a Igreja faz memória de São Judas, morto no ano de 70. São Judas morreu como mártir.

Segundo a história, ele foi assassinado com golpes de lanças, machados e porretes. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, em Roma.

A fama de padroeiro das causas impossíveis, surgiu, segundo informações da Igreja, porque os cristãos medievais não tinham costume de se dirigir a São Judas por medo de rezar pelo traidor. Entretanto, em aparições a outros santos, Jesus dizia para que se recorresse a São Judas diante de causas desesperadas.

Dessa forma, tornou-se grande o número de devotos que recorrem a São Judas Tadeu nas tribulações e causas impossíveis a serem realizadas humanamente. A associação do nome do santo às causas impossíveis é tão grande que ele é conhecido por diferentes povos cristãos pelo seu poder milagroso.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias