Resgate

Governo federal manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

O objetivo é deslocar cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.

Avião presidencial decolou nesta quinta rumo a Roma para se somar aos esforços de trazer brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. (Foto: Gov.br/FAB)

Nesta quinta-feira (12), o governo federal mobilizou a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para realizar o resgate de brasileiros que se encontram em Gaza, uma região afetada por conflitos no Oriente Médio.

O avião seguirá para Roma, na Itália, aguardando autorização para prosseguir até o Egito, onde se encontram os brasileiros que solicitaram repatriação e estão na parte palestina da região.

O acionamento dessa operação foi feito com caráter de urgência, visando a transferência de aproximadamente 20 brasileiros que manifestaram o desejo de retornar ao Brasil.

O avião presidencial VC-2, com capacidade para 40 passageiros, foi disponibilizado especificamente para essa missão humanitária.

A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília às 16h30. Durante o trajeto, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde, e a previsão é que aterrissará em Roma por volta das 6h de sexta-feira, no horário local.

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, a fim de garantir uma passagem humanitária para que os brasileiros possam atravessar de Gaza para o Egito, o que proporcionaria um retorno seguro aos cidadãos brasileiros.

Essa operação representa a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada como parte da Operação Voltando em Paz, destinada a repatriar brasileiros em Israel. Desde o início dessa operação, um total de 494 brasileiros já foram transferidos, incluindo os que já desembarcaram no Brasil e os que estão atualmente em trânsito.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias