LITERATURA ANTIRRACISTA

Escritora maranhense lança livro infantojuvenil “Maria Firmina”

Lançamento para o público maranhense será sábado (07), na Leitura do São Luís Shopping; no sábado seguinte (14), haverá painel sobre o tema na Feira do Livro de São Luís, com autógrafos

“Maria Firmina” é assinado pela maranhense multifacetada Anita Machado - (foto: reprodução)

As cores vivas saltam da capa e atraem os olhares para um sorriso sereno, firme e convidativo: é o retrato ilustrado da primeira romancista do Brasil, a maranhense Maria Firmina dos Reis. As páginas que se revelam no folhear da obra misturam imagens, cores e textos, em uma conexão especialmente pensada para o público infantojuvenil. Assim é o livro “Maria Firmina”, da editora Mostarda, escrito pela maranhense multifacetada Anita Machado e que será lançado na capital maranhense no próximo sábado (07), às 16h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.

“Nós precisamos falar com o público infantojuvenil porque crianças e jovens precisam enxergar jornadas de pessoas negras como possibilidade de destaque e referência, quebrando a narrativa de dor e subalternidade que são marcas do racismo estrutural, tão presente no Brasil. Permitir que crianças e adolescentes construam suas subjetividades lendo a história de pessoas negras também em espaços de intelectualidade é a possibilidade de construir ferramentas e espaços de memórias da nossa gente. Falar sobre Maria Firmina é falar da história de São Luís, da história do Maranhão. E do Brasil também, é sobre desafios reais do nosso povo brasileiro. Maria Firmina, no século XIX, rompeu barreiras, longe de qualquer holofote e com poucos recursos. Estamos construindo uma consciência coletiva sobre a história dela e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa construção”, celebra Anita Machado, que é Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma de ações antirracistas com foco em letramento racial para lideranças.

Quem comparecer ao lançamento do livro em terras ludovicenses terá a oportunidade de ouvir da própria autora, no encontro com o público, sobre a jornada de criação da obra, além de poder compreender mais a fundo o importante papel da ação de atitudes antirracistas, na mudança de mentalidade e na transformação social que tanto se almeja. No mezanino da Livraria Leitura, onde haverá o encontro da escritora com o público, Anita Machado irá autografar os exemplares.

Feira do Livro de São Luís

Uma semana após o lançamento em São Luís, Anita Machado também irá apresentar a obra “Firmina” na 16ª edição da Feira do Livro de São Luís; será no sábado (14), às 17h, no auditório da FeliS, que este ano será na Praça Maria Aragão, de 13 a 22 de outubro.

No auditório da Feira do Livro, Anita Machado fará a apresentação da obra na companhia da também escritora Luanda Martins Campos, professora do curso de licenciatura em estudos africanos e afrobrasileiros na Universidade Federal do Maranhão – LIESAFRO/UFMA e autora do livro “No balanço da Kyanda, na pungada da coreira” (editora UICLAP). “Será um prazer ter esse momento tão rico de troca a respeito de dois livros com protagonistas negras, Firmina e Kyanda, voltados para esse público, momento no qual iremos falar sobre literatura negra infantojuvenil, para além da representatividade”, comenta Anita.

“A literatura negra é literatura de resistência. Estamos falando das nossas histórias, das nossas lutas. E apresentar obras que trazem nossa ancestralidade numa linguagem lúdica é reverenciar nosso povo”, ressalta Luanda Campos.

Lançamento nacional

Antes de ser lançado na cidade onde Maria Firmina dos Reis nasceu, o livro “Maria Firmina” foi oportuna e nacionalmente lançado no Rio de Janeiro (RJ), em setembro, durante a 40ª Bienal Internacional do Livro, onde Anita Machado teve a oportunidade apresentar o propósito da obra, ao lado de diversos outros autores brasileiros que também se dedicam à literatura antirracista, como os jornalistas Manoel Soares e Francisco Lima, a juíza do TJSP Flávia Carvalho, e os escritores Alberto Flisgo e Marcos Cajé.

“A receptividade foi linda – do público e também de toda equipe da Editora Mostarda. Foi maravilhoso lançar o livro no Rio de Janeiro, aproveitando o alcance da Bienal, a convite da editora.. E, agora, estou muito feliz por lançar aqui em nossa terra, porque é a nossa casa, é a casa de Maria Firmina, o que faz tudo ter um brilho ainda maior. Pra mim, é muito especial entregar a história dela para crianças e jovens. Maria Firmina é uma mulher de estratégia. Ela é representatividade e inspiração!”, conclui a autora.

Sobre Anita Machado, autora de “Maria Firmina”

Anita Machado é uma mulher negra maranhense apaixonada por São Luís e pelo mar. É filha de Concita e Agenor Gomes, ambos nascidos e criados no município de Guimarães, onde Maria Firmina produziu todas as suas obras literárias e morou durante 70 anos, até o seu falecimento, em 1917. A propósito, o pai de Anita, Agenor, é autor do livro “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”, uma das principais obras que abordam a vida da romancista.

Formada em Direito, atua como advogada maritimista e é sócia do Machado Gomes Advocacia, escritório especializado em Direito Marítimo. Multifacetada, Anita Machado também atua como gestora de crises e posicionamento estratégico.

É fundadora e Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma com foco em letramento racial para lideranças. Já morou no Rio de Janeiro (RJ) e em Londres (Inglaterra). Em 2023, recebeu menção honrosa pelas atividades de promoção à diversidade, no Prêmio Luiz Alves Ferreira “Luizão”, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Buscando ecoar a trajetória de Maria Firmina e a representatividade negra, Anita Machado compartilha as vivências dessa grande romancista com as novas gerações.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro infantojuvenil “Maria Firmina”, de autoria da advogada maritimista, liderança negra e escritora maranhense Anita Machado
QUANDO: Sábado (07 de outubro), às 16h
ONDE: Livraria Leitura – São Luís Shopping, Jaracaty, São Luís (MA)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias