ABRE ALAS

Escolas de samba querem mudanças no carnaval de São Luís

Os dirigentes das escolas estão pedindo para que os desfiles sejam antecipados em uma semana

s dirigentes das escolas estão pedindo para que os desfiles sejam antecipados em uma semana

As escolas de samba do Maranhão estão na luta por mudanças no carnaval de passarela de São Luís. As agremiações prepararam um ofício tratando do assunto e enviaram ao secretário municipal de Cultura, Marcos Dualibe.

A principal mudança proposta pelas escolas recai sobre a data dos desfiles. Tradicionalmente, as agremiações desfilam no domingo e na segunda-feira gorda de carnaval. No entanto, argumentando o impacto financeiro gerado nas comunidades no entorno das agremiações carnavalescas, os dirigentes das escolas estão pedindo para que os desfiles sejam antecipados em uma semana. No caso de 2024, as escolas passariam na avenida nos dias 2 e 3 de fevereiro (sexta-feira e sábado magros de carnaval).

O grupo de representantes das escolas argumentou que a “mudança visa evitar conflitos com outros eventos da folia momesca e garantir que o repasse de verbas para as escolas e blocos seja feito no mesmo ano do desfile”. Para quem faz parte da brincadeira, a mudança de data é fundamental, para que as escolas possam confeccionar fantasias, adereços e carros alegóricos a tempo.

Tradicionalmente, os desfiles das escolas de samba e blocos acontecem durante o final de semana principal do Carnaval. No entanto, a dinâmica da festa tem mudado em muitas cidades do Brasil, com shows de artistas renomados marcados para os mesmos dias dos desfiles. Essa competição acaba por ser prejudicial para as escolas de samba, que representam uma parte importante da cultura popular.

Essa mudança proposta pelo colegiado busca alinhar as festas da temporada na capital com as novas tendências do carnaval brasileiro e garantir que as escolas de samba possam brilhar sem interferências.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias