Encerramento do Círio de Nazaré, em São Luís, acontece neste domingo (15)
Cerca de 100 mil fiéis são esperados para a procissão, que já se tornou uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão.
Será neste domingo (15), a tradicional procissão e missa, que finalizam o 31° Círio de Nazaré, realizado pelo Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac. A procissão sairá, às 17h, da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré,no Cohatrac, onde haverá missa solene presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.
Cerca de 100 mil fiéis são esperados para a procissão, que já se tornou uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão, com participação de devotos de São Luís e de várias cidades maranhenses. Nesse cortejo, que toma conta das principais avenidas dos bairros Cohab e Cohatrac, os fiéis expressam sua fé em Deus e devoção à Virgem de Nazaré.
Para a paroquiana Maria da Paz Sodré, que participa todos os anos do Cirio, “é inexplicável a emoção de ser conduzida a Jesus, por sua mãe, Maria Santíssima. Caminhando com ela na procissão, somos levados a seu Filho, nosso Salvador”.
“O Círio é um grande momento de louvor a Deus e Nossa Senhora. E cada ano vemos o seu crescimento no grande número de pessoas que participam.”, disse a paroquiana.
o Lema do Círio deste ano foi “Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça”, tirado do texto bíblico do Evangelho de Lucas 2, 52. O reitor do Santuário de Nazaré, padre Flávio Colins, explica que “Assim como cresce em “Estatura” o Círio de Nazaré, também deve crescer em “Sabedoria e graça” todo aquele que escuta a Palavra de Deus e se aproxima do altar da Eucaristia para celebrar a Festa da Luz nos vários momentos que o Santuário proporciona a todos os fiéis”
Procissão da Luz e Troca de Manto
No sábado (14), às 18h, será realizada a procissão luminosa, que faz o translado da imagem da Virgem de Nazaré para a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. Essa caminhada recebe o nome de Procissão da Luz pelo fato dos devotos carregarem velas, que vão iluminando as ruas por onde passa o cortejo.
Antes dessa procissão, acontece um dos momentos mais aguardados pelos devotos: a troca do Manto da imagem de Nossa Senhora. Ela recebe o novo Manto na missa, das 17h, na Praça do Santuário. Com o novo manto, a imagem segue na Procissão da Luz para a igreja do Perpétuo Socorro, de onde retornará no domingo (15), na grande procissão para o Santuário de Nazaré.
Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão
Devido ao seu crescimento no Estado, o Círio de Nazaré já consta no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei n. 10768/2017); tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão (Lei n. 11.127/2019 e foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional aprovação do PL 1394/2023).
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: