Em São Luís, apenas 20% do esgoto produzido é tratado de forma adequada
A cidade se encontra na 86ª posição entre as 100 cidades analisadas pelo Instituto Trata Brasil.
São Luís está entre as cidades brasileiras que investem menos em saneamento básico, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil. A pesquisa revelou que apenas 20% do esgoto na capital maranhense é tratado adequadamente.
A cidade se encontra na 86ª posição entre as 100 cidades analisadas pelo instituto. Apenas metade do esgoto produzido em São Luís é coletado, e em comparação ao ano anterior, a capital maranhense caiu no ranking de saneamento básico.
O investimento médio anual por habitante em saneamento em São Luís é de apenas R$ 21, muito abaixo do ideal, que seria de R$ 203 por habitante. Isso representa quase 10 vezes menos do que o investimento necessário.
O Instituto Trata Brasil avalia a qualidade do saneamento nas cidades do Brasil, e o presidente do instituto atribui os números preocupantes ao baixo investimento em saneamento básico na cidade.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a falta de serviços adequados de saneamento pode levar à propagação de doenças como leptospirose e diarreia em São Luís, algumas das quais já não são mais comuns em países desenvolvidos.