CPI do Futebol colhe depoimentos de dirigente de clubes
Foram ouvidos o presidente do São José de Ribamar Esporte Clube, Marinaldo Frazão, e o ex-diretor da Sociedade Esportiva Juventude, Miguel Júnior Costa
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol reuniu-se, nesta terça-feira (10), na Sala das Comissões, e procedeu a mais uma tomada de depoimentos. Foram ouvidos, na condição de testemunhas, o presidente do São José de Ribamar Esporte Clube, Marinaldo Frazão, e o ex-diretor da Sociedade Esportiva Juventude, Miguel Júnior Costa.
O presidente da CPI, deputado Osmar Filho (PDT), coordenou os trabalhos, que contaram com a presença dos deputados Yglésio Moyses (PSB) e Leandro Bello (Podemos).
O objetivo da CPI é investigar o favorecimento de apostadores por meio de ajustes em resultados de jogos do Campeonato Maranhense de Futebol.
Empresa MCD 10
Em seu depoimento, o presidente do São José disse que denunciou à Federação Maranhense de Futebol suspeitas de manipulação de resultados de jogos e fez Boletim de Ocorrência (B0) na Delegacia.
“Por meio de ofício, denunciamos possível manipulação de resultado do jogo do MAC, com placar 7 x 0 sobre o São José. Suspeitamos do envolvimento da empresa MCD 10, com a qual firmamos contrato de gestão. Essa empresa nos foi indicada, à época, pelo treinador do São José, Carlos Ferro. Também nos chegou um áudio de um de nossos atletas falando sobre gratificação de jogadores”, afirmou.
Por sua vez, o ex-gestor do Juventude disse que não tomou conhecimento de manipulação de resultado de jogos. “O jogo São José com placar 7 x 3 sobre o Juventude não considero como resultado normal, mas a CBF fez varredura e considerou que transcorreu tudo normal”, frisou.
Ao final do depoimento, Miguel Costa Júnior destacou a importância da CPI para o futebol maranhense. “Acho a CPI muito importante, pois ela resguarda a integridade dos dirigentes”.
Avaliação
O presidente da CPI destacou a importância dos depoimentos colhidos. “O depoimento do presidente do São José trouxe elementos que, certamente, vão servir de parâmetros para as próximas ações da CPI”, ressaltou.
O deputado Yglésio disse que o depoimento do dirigente do São José revela muitas possibilidades de trazer pessoas à CPI diretamente ligadas a fraudes e manipulações de resultados de jogos do campeonato maranhense.
“Na próxima reunião, vamos apresentar requerimentos convocando mais pessoas cujos depoimentos serão de grande valia para as investigações”, salientou.