Vestibulares dos programas especiais da UEMA ocorrem em 35 municípios maranhenses
Mais de 5.500 candidatos estavam aptos a participar dos seletivos
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou neste domingo (24), a aplicação da prova em etapa única dos vestibulares do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) e do Programa Ensinar de Formação de Professores.
Mais de 5.500 candidatos estavam aptos a participar dos seletivos para preenchimento de 2.360 vagas ofertadas pelos programas especiais da UEMA, sendo 400 Vagas em cursos tecnólogos do ProfiTec e 1.960 vagas em cursos de licenciatura do programa Ensinar.
A prova foi composta por 44 questões de múltipla escolha e uma redação, cujo tema tratou sobre ‘Educação: O caminho para descobrir, criar, viver plenamente no mundo em movimento’.
Para a superintendente de Concursos e Seletivos da UEMA, Cristiane Pestana, os processos seletivos dos programas especiais ocorreram em clima de tranquilidade.
“Nós aplicamos as provas dos seletivos do ProfiTec e do Ensinar Formação de Professores em 35 municípios. Em São Luís, nós tivemos aplicação de prova somente do vestibular ProfiTec. O clima estava muito tranquilo, não tivemos reclamações pedagógicas sobre as provas e nem informações a respeito de atraso de candidatos. Nós temos as melhores expectativas para o preenchimento dessas vagas”, comentou.
De acordo com o reitor da UEMA, Walter Canales, a oferta de cursos pelos programas especiais é uma forma que a universidade, por meio do Governo do Estado, tem de levar ensino superior gratuito a um maior número de maranhenses.
“Nós temos uma grande missão que é a formação de professores para a melhor desenvoltura dos cursos da educação básica e também a oportunidade que os alunos terão de ingressar nos cursos tecnológicos e atingir os objetivos de desenvolvimento do governo Carlos Brandão, que é promover o ensino como mola propulsora de melhoria na vida das pessoas. Dessa forma, a Uema dá essa oportunidade para que vários maranhenses possam alcançar seus objetivos”, disse.
A candidata ao curso superior de Energias Renováveis, Milca Arouche, de 17 anos, participou pela primeira vez de um vestibular da UEMA e revelou como foi sua preparação.
“Acredito que o curso de Energias Renováveis foi a oportunidade que surgiu para mim aqui, em São Luís, neste momento. Eu acredito que essa seja a área do futuro, por causa do contexto que estamos vivendo agora. Eu tenho estudado bastante desde o segundo ano do ensino médio e vou fazer a prova com base nessa preparação. Se eu for aprovada, ótimo, senão vou continuar estudando e não vou desistir”, comentou.
O gabarito preliminar será divulgado ainda neste domingo e os candidatos podem interpor recurso nesta segunda (25) e terça-feira (26). No dia cinco de outubro será publicado o gabarito definitivo.
Já o resultado final dos dois vestibulares está previsto para o dia 26 de outubro.