Saúde

Simpósio sobre transplante de fígado consolida o início do serviço no Hospital São Domingos

Pioneiro no Maranhão, o Hospital São Domingos é o primeiro centro de saúde da rede privada do estado a atender aos critérios para a cirurgia de captação e transplante de fígado.

Simpósio de Transplante Hepático do HSD (Foto: Divulgação)

O Hospital São Domingos está habilitado para a realização de transplantes de fígado, rim e médula óssea. O processo de certificação e credenciamento junto ao Sistema Nacional de Transplantes e Ministério da Saúde começou em 2018 e, desde então, o Hospital São Domingos (HSD) tem-se preparado para oferecer um serviço de excelência à população, sendo protagonista deste novo capítulo da saúde no estado, seguindo o seu propósito de ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa.

O I Simpósio de Transplante Hepático do HSD, realizado na noite da última quinta-feita (31), consolida o processo para a realização de transplantes de fígado na instituição, como o primeiro hospital da rede privada do Maranhão a atender aos critérios para captação e cirurgia, com assistência multiprofissional do pré ao pós-transplante.

“Esta noite marca uma importante conquista para a saúde do nosso estado. O Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos foi pioneiro e contou com verdadeiro time de desbravadores por abraçar a causa. A Diretoria Médica do HSD, seu Corpo Jurídico, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o apoio da Central Estadual de Transplantes foram imprescindíveis para a implantação do serviço”, destacou no Dr. Romerito Neiva, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos.

Simpósio

O encontro reuniu personalidades do cenário nacional e renome internacional do transplante hepático. A atuação da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, bem como seu histórico e perspectivas, fora apresentado pelo Dr. Hiago Bastos. A enfermeira especialista em captação, doação e transplantes de órgãos e tecidos, Poliana Bortolon, trouxe aos convidados a organização, atuação e marco legal do Sistema Nacional de Transplantes.

Palestrante do Simpósio de Transplante Hepático do (Foto: Divulgação/Hospital São Domingos)

Com respeitável trabalho e reconhecimento internacional, o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Orlando Torres, destacou as indicações clínicas para a realização do transplante hepático. A médica gastrohepatologista do Hospital São Domingos, Dra. Débora Abreu, trouxe aos presentes a jornada do paciente com indicação ao transplante de fígado, com destaque à importância de toda a equipe multiprofissional na assistência e cuidado ao paciente.

Após os cuidados com o paciente e preparação para o transplante, o cirurgião Dr. Bernardo Sabat, coordenador da Comissão de Remoção e Preservação de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, destacou o trabalho de toda a equipe que está envolvida na cirurgia de captação e conservação de órgãos, com os desafios da remoção e transporte seguro do órgão a ser doado.

Pronto para começar

O Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos foi o primeiro a ser habilitado, seguido do transplante renal e, neste ano, o transplante de médula óssea. Todo o time envolvido, do corpo clínico ambulatorial, com gastroenterologistas e hepatologistas, o corpo clínico de cirurgiões especialistas em transplante, passando pela equipe de enfermagem do Centro Cirurgico têm participado de intensos treinamentos de capacitação e preparação para o início das atividades.

Como parte da programação do I Simpósio de Transplante Hepático, foram realizados dois dias de treinamento, nos dias 1 e 2 de setembro, com teoria e prática no Centro Cirúrgico, para a captação e transplante hepático no Hospital São Domingos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias