SESI Casarão da Indústria: novo cartão postal de São Luís reúne história, tecnologia e cultura
Centro Cultural e Tecnológico será inaugurado nesta sexta-feira, 22, e ficará aberto ao público com oito espaços de visitação
O SESI Maranhão inaugura nesta sexta-feira (22), às 17h, o mais novo cartão postal de São Luís. Trata-se do SESI Casarão da Indústria, um Centro Cultural e Tecnológico localizado no coração da cidade, na Praça João Lisboa, 328, e que reúne tecnologia, educação, gastronomia e apropriação cultural.
Pesquisar, fomentar e difundir o desenvolvimento tecnológico nas áreas de educação, cultura e gastronomia, em equilíbrio com a preservação do patrimônio, utilizando-se de soluções tecnológicas criativas e inovadoras é a missão do SESI Casarão da Indústria que possui uma área de 600 m².
O SESI Casarão da Indústria possui oito espaços: Trilha da Memória da Indústria, Espaço Versátil, Tempero SESI, SESI Cultura, Espaço Acolher, SESI Robótica, Espaço Criar e Casarão dos Sabores.
O Espaço Trilha da Memória da Indústria possibilitará que a população conheça as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado. O uso de tecnologias como realidade virtual e outros recursos interativos conduzirão o visitante pelo museu da indústria.
Já o Espaço Versátil é um espaço de exposição que estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens.
O Espaço Tempero SESI, por sua vez, é um espaço de formação gastronômica onde serão ofertados cursos que valorizam a cozinha maranhense. As aulas serão realizadas com o objetivo de geração de renda aos participantes. Espaço de gastronomia e educação para jovens, crianças e adultos, visando proporcionar aprendizado de técnicas culinárias, conhecimentos nutricionais e empreendedorismo.
O Espaço SESI Cultura é um teatro intimista destinado a espetáculos científicos, apresentações, amostras, festivais e eventos culturais em geral.
O Espaço Acolher é um laboratório onde profissionais da educação poderão se apropriar de estratégias para uma educação inclusiva, a partir de tecnologias e metodologias.
O Espaço SESI Criar é um ambiente maker destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, que serão desafiados a criar soluções, programar, desenvolver ideias de forma dinâmica e colaborativa. O Espaço Robótica é um espaço de usinagem e oficinas de Robótica a partir de maletas Lego, onde serão desenvolvidos vários projetos tecnológicos que o SESI-MA já desenvolve em suas escolas e agora estarão à disposição de escolas públicas e privadas para compartilhamento de ideias e de tecnologias, inclusive para treino de equipes em competição de robótica.
No Espaço Casarão dos Sabores, o visitante poderá saborear cafés em um lounge que remete uma volta no tempo, focado na culinária regional em que vários chefs de cozinha da terra irão se revezar na composição de cardápios e pratos que valorizam a gastronomia local. Trata-se de um lugar de história e aroma, que abre suas portas para um café e acompanhamentos surpreendentes das receitas maranhenses e brasileiras com uma nova apresentação, assinados por chefs de cozinha local.
Imaginação e criatividade. Curiosidade e encantamento. Interatividade e inovação. Acolhimento e inclusão. Cooperação e experiências memoráveis. Esses são alguns dos valores do SESI Casarão da Indústria, um presente para a cidade Patrimônio da Humanidade.
O SESI Casarão da Indústria funcionará no próximo mês de outubro com visitas para públicos específicos do setor público e privado, além de multiplicadores focados e correlacionados aos espaços disponíveis no novo equipamento do SESI para consulta e montagem coletiva da agenda dos próximos seis meses do espaço.
A iniciativa faz parte do programa Nosso Centro, do Governo do Maranhão que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense. Vale lembrar que no prédio também já funcionou a Câmara Municipal de São Luís e a Junta Comercial do Maranhão.
SERVIÇO:
O QUE: Inauguração do SESI Casarão da Indústria
QUANDO: Sexta-feira, 22/09
ONDE: Praça João Lisboa, 328, Centro Histórico (Prédio onde funcionava a Jucema)
HORÁRIO: 17h