PSOL do Maranhão tem novo presidente
O jornalista Reynaldo Costa foi escolhido para presidir legenda pelos próximos anos
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) escolheu o jornalista Reynaldo Costa para ser o novo presidente da sigla no Maranhão. A eleição aconteceu no último sábado (16), durante o Congresso Estadual do PSOL.
O nome de Reynaldo Costa foi “escolhido por consenso”. Ele é jornalista e vive em um assentamento agrário na cidade de Açailândia. É também integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
A principal missão do novo presidente é traçar planos para melhorar o desempenho do PSOL no Maranhão. Tido como um nome que agrada todas as alas internas da sigla, Reynaldo vai precisar mediar uma postura mais ligada aos sindicatos e movimentos sociais com maior ampliação da participação dos filiados.
Outras direções do partido foram eleitas, neste final de semana, em outros estados do Brasil. O próximo passo é o 8º Congresso Nacional do partido, marcado para os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Neste encontro, devem ser definidas as táticas políticas e eleitorais do PSOL para as eleições municipais de 2024.
OUTRA VERSÃO
O grupo liderado por Enilton Rodrigues, atual presidente estadual do PSOL e que foi candidato a governador em 2022, questiona o resultado “por unanimidade”. Segundo eles, o desenho eleitoral foi outro.
“Na verdade, o grupo liderado por Enilton Rodrigues, que venceu o grupo de [Haroldo] Sabóia em 2021, teve 39% da base do partido sozinho. Uma quarta tese, que fez 3%, decidiu se abster da votação para direção estadual, mas esteve com a chapa de Enilton Rodrigues para a eleição de delegados nacionais, elegendo 4 de 9 delegados que o Maranhão terá no congresso nacional do partido”.
Quando se refere ao encontro do dia 16, o grupo de Enilton Rodrigues reconhece a vitória do grupo adversário, mas cita o fato como retrocesso.
“Dia 16 de setembro, o pacto entre as teses 3 e 4, derrotadas na base do partido com 24% e 34% respectivamente, liderados pelo ex-deputado Haroldo Sabóia, no Congresso Estadual do PSOL/MA, colocou o partido de volta ao gueto político estadual, de onde tinha saído no congresso de 2021”.